Resumo de A Lenda do Saci-pererê em Cordel, de Marco Haurélio
Embarque na divertida lenda do Saci-pererê em Cordel de Marco Haurélio e descubra humor, rimas e a essência do folclore brasileiro.
domingo, 17 de novembro de 2024
Se você ainda não conhece a fama do Saci-pererê, vai descobrir que esse é um dos personagens mais folclóricos do Brasil, e que ele não está apenas em histórias contadas por avós em noites enluaradas, mas também em forma de cordel, que é puro capricho! Esqueça os romances maçantes e os dramas profundos, aqui o que se tem é diversão garantida com rimas e culturas que fazem o país dançar.
Marco Haurélio, o autor que vai nos guiar nessa jornada, apresenta de forma leve e bem-humorada a lenda do Saci, um garoto travesso que, para piorar a vida dos adultos, tem apenas uma perna e um chapéu vermelho que, se a gente não prestar atenção, ele pode até fazer desaparecer! Isso mesmo, ele é o verdadeiro mestre das travessuras. O moço é conhecido por circular pelas florestas e fazer as pessoas perderem coisas, e se você for otimista, pode até achar que ele está apenas tentando ajudá-las a descomplicar suas vidas.
No enredo deste cordel, encontramos os populares elementos do folclore brasileiro entrelaçados com rimas que fazem a leitura fluir como um bom samba. O Saci, em suas travessuras, nos faz querer puxar a orelha dele e, quem sabe, dar um pouquinho de educação a essa criatura que está sempre aprontando.
E o que seria do nosso querido Saci sem seu famoso "pito"? Ele tem que fumar para manter a pose, mas a verdade é que a única coisa que ele realmente "pita" é a vida das pessoas que o cercam. O autor não só narra as peripécias do pequeno serelepe, mas também coloca em xeque as crenças e tradições do povo brasileiro, tudo isso com aquele toque de sabedoria popular que só um bom cordel pode trazer.
Ao longo da narrativa, somos apresentados a outros personagens típicos da cultura brasileira, incluindo os caçadores e místicos das florestas, que tentam capturar o Saci. Spoiler alert: ninguém consegue! Com uma pitada de humor e jogadas de palavras que são verdadeiras acrobacias da literatura, Haurélio transforma cada estrofe em uma pequena obra de arte.
A história, que tem suas raízes nas tradições orais, é uma forma de preservar a identidade cultural e folclórica do Brasil de um jeito que até quem não é fã de literatura pode se encantar. E, claro, ao final, a mensagem é clara: não subestime a astúcia de um Saci!
Se você está procurando um passeio pelas lendas brasileiras, mas com uma pitadinha de malícia e diversão, A Lenda do Saci-pererê em Cordel vai ser a leitura perfeita para você. E se prepare para entrar na roda e ser hipnotizado pelas rimas e pelo carisma dessa lenda que faz parte do nosso imaginário nacional!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.