Resumo de Arpejos na Prática Para Baixistas vol02, de Cleber Fogaça
Aprimore suas habilidades no baixo com o guia prático de Cleber Fogaça. Descubra arpejos e exercícios que elevam sua técnica musical!
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Se você é baixista e está em busca de dar um up na sua habilidade musical, então você vai querer conhecer o Arpejos na Prática Para Baixistas vol02, do mestre Cleber Fogaça. Neste livro, Fogaça não está de brincadeira, trazendo um verdadeiro arsenal de digitações, exercícios e, claro, dicas preciosas para você memorizá-las e aplicá-las como um verdadeiro virtuoso.
Começamos com uma introdução aos arpejos, que, para os não iniciados, são basicamente aquelas sequências de notas que fazem você parecer que entende de música, mesmo quando tudo que você está fazendo é tocar notas em ordem. É a magia dos arpejos! Ele explica como essas belezuras são importantes tanto para a improvisação quanto para a composição, ou seja, você pode até tirar um som bonito na balada sem saber nem o que está fazendo (mas shhh... isso fica entre nós).
A partir daí, o autor mergulha de cabeça nos tipos de arpejos: maiores, menores, aumentados e diminutos. É verdade, eles não são apenas tipos de bolacha, são na verdade as bases do seu arsenal sonoro. Cada arpejo é apresentado com suas respectivas digitações. E sim, você vai precisar memorizar tudo isso. Mas não se preocupe, Cleber oferece exercícios práticos que transformam esse ato titânico em algo menos monumental e mais... divertido. Ou menos doloroso, pelo menos.
Agora, como todo bom manual, o livro também é recheado de exercícios. E quando eu digo recheado, é praticamente uma pizza de arpejos, com fatias generosas de memorização e aplicação em todo lugar. Os exercícios são divididos por níveis de dificuldade, o que é perfeito para aqueles que ainda estão no nível "conheci o violão do meu primo" até aqueles que já podem se considerar mini-Jaco Pastorius.
E para você que precisa de um incentivo extra, o volume 02 provavelmente traz uma continuidade do primeiro, então, se você já leu o primeiro e pensa que vai ficar fácil, prepare-se! Não tem descanso para os baixinhos aqui. Tem que praticar!
Ao final, Fogaça ainda dá umas dicas sobre como aplicar os arpejos em diferentes estilos musicais - porque, convenhamos, não adianta nada saber tocar só um tipo de música. A versatilidade é o novo "sexy", e nesse caso, o autor quer que você seja o Brad Pitt dos baixistas.
Em suma, Arpejos na Prática Para Baixistas vol02 é um guia prático que promete deixar sua técnica afiada e suas performances muito mais inteligentes. Então, afinou o baixo? Pegou o livro? Agora é só tocar e arrasar, com ou sem a coordenação dos seus pés!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.