Resumo de Não nascemos prontos!: Provocações filosóficas, de...

Resumo de Não nascemos prontos!: Provocações filosóficas, de Mario Sergio Cortella

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Não nascemos prontos!: Provocações filosóficas, de Mario Sergio Cortella

Se você acha que já tem todas as respostas da vida e que a Sabedoria Universal se esconde nos confins do seu sofá, é melhor dar uma lida em Não nascemos prontos! de Mario Sergio Cortella. O autor vem nos lembrar que, na verdade, somos mais para um quebra-cabeça em construção do que para um produto acabado. Cortella, com seu estilo característico e leve, nos apresenta provocações filosóficas que desnudam a nossa existência e nos fazem pensar: "o que estou fazendo com a minha vida além de maratonar séries?"

No livro, Cortella busca instigar o leitor a refletir sobre a ideia de que _não nascemos prontos_ para os desafios da vida. Ele aborda temas como a educação, o autoconhecimento e a importância do erro como parte do aprendizado. Sim, você leu certo: errar não é apenas humano, é essencial! E cá entre nós, se errar fosse um crime, muitos de nós já estaríamos atrás das grades.

A leitura nos provoca a questionar o que realmente significa ser "pronto". Cortella critica a ideia de que precisamos ter tudo sob controle, como se a vida fosse um quadro a ser pintado com perfeição. Ele propõe que somos, em vez disso, um rascunho que ainda precisa de muitas camadas de tinta e algumas borrachas de apagar para chegarmos ao resultado final (se é que existe um! Afinal, quem disse que a vida é um quadro?).

Entre as várias reflexões, o autor destaca a importância de continuarmos aprendendo, se reinventando e aceitando os desafios. Sim, isso inclui aprender a lidar com a famigerada crise da idade, aquela que chega sem avisar e traz consigo as dúvidas existenciais e o desejo de um cabelo mais volumoso.

Cortella também não se furta de abordar as relações interpessoais, mostrando como o diálogo e a convivência são fundamentais para o nosso desenvolvimento. Em outras palavras, se você vive em um mundo onde a comunicação é feita apenas por memes, talvez seja hora de repensar suas conexões sociais.

Com uma escrita acessível e, claro, pitadas de humor (porque, convenhamos, um pouco de leveza é fundamental quando falamos sobre tópicos tão profundos), Não nascemos prontos! é um convite à reflexão, à bagunça e ao aprendizado constante.

Prepare-se para um livro que vai te provocar - e a todos ao seu redor - a repensar o que significa ser "pronto" na vida. E lembre-se: se a vida fosse uma linha reta, não teríamos tantas histórias malucas para contar. Spoiler alert: não há respostas prontas, mas muitas perguntas interessantes à sua espera! Então, arregace as mangas e venha construir a melhor versão de você mesmo, porque a jornada é bem mais divertida que o destino - ou pelo menos, é o que o Cortella estaria destinado a nos ensinar.

Ana Bia

Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.