Resumo de Sulwe, de Lupita Nyong'o
Em Sulwe, Lupita Nyong'o nos ensina sobre autoaceitação e a verdadeira beleza. Uma leitura reflexiva que ilumina a autoestima com magia e cor.
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Em Sulwe, a atriz e agora autora Lupita Nyong'o nos apresenta uma história que é o verdadeiro manual de autoaceitação que todo mundo precisava. A protagonista é uma menina com a pele tão escura quanto a noite, e isso parece ser um problema para ela - muito mais do que para as pessoas que a cercam, aliás. E se você acha que isso é só um livro para crianças, prepare-se para lidar com a seriedade de questões como preconceito e autoestima!
Sulwe se vê na complicada missão de enfrentar um mundo que, acredite, tende a favorecer os tons de pele mais claros. Mesmo a sua própria família, com uma irmã que parece brilhar como uma estrela por causa de sua pele mais clara, não ajuda muito. É como se Sulwe estivesse vivendo o clássico drama do "não sou eu, são os outros" - se você já passou pela vida com um figurino diferente, sabe do que estou falando.
O que se segue é uma jornada mágica e intensa: a narrativa se desenvolve como se estivesse contando um conto de fadas, onde Sulwe se vê em uma aventura noturna que a leva a uma nova perspectiva sobre a beleza. Ela encontra personagens como a Lua e o Sol, que estão lá para lembrá-la que cada tom de pele tem seu lugar - sim, até aquele que ela tem! Isso tudo, claro, através de ilustrações que parecem sair de uma paleta de aquarela caricata - se a sua infância não foi recheada de cores assim, sinto muito por você.
Ao longo da narrativa, Sulwe aprende que a verdadeira beleza está em aceitar quem ela é e que não precisa mudar para se encaixar nos padrões que os outros impõem. É claro que estamos falando de um livro infantil, mas a mensagem é tão poderosa que dá vontade de colar em um mural e ler todos os dias!
E como todo bom conto, temos um desfecho luminoso. Para não estragar a surpresa, não vou falar exatamente como Sulwe encontra sua autoconfiança, mas garanto que é algo que deixa qualquer um com um sorriso no rosto, e não tem nada a ver com creme de pele ou esses truques que a sociedade muitas vezes nos vende.
Se você está à procura de uma leitura que faça refletir e que consiga, ao mesmo tempo, trazer um pouco de luz e diversão, Sulwe é a pedida certa. Afinal, quem disse que um livro infantojuvenil não pode ser profundão? Então, pegue sua cópia e mergulhe nessa jornada cheia de cor e significado. Spoiler: você vai sair dela se sentindo um pouquinho mais fabuloso!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.