Resumo de Relacionamento pais e filhos na adolescência: educar com limites por meio de valores para o sentido da vida, de Fabiana Neiva Veloso Brasileiro, Francisco Antônio Francileudo, Julia
Resumo de Relacionamento pais e filhos na adolescência: educar com limites por meio de valores para o sentido da vida, de Fabiana Neiva Veloso Brasileiro, Francisco Antônio Francileudo, Julia Sursis Nobre Ferro Bucher Maluschke
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Se você já se perguntou "como diabos eu comunico ao meu filho que ele não pode sair de casa vestido como um personagem do Pânico?", o livro Relacionamento pais e filhos na adolescência é o seu guia. Este manual aborda a delicada arte de educar adolescentes usando limites e valores - ou seja, como tentar fazer seu filho seguir direções sem precisar de um GPS!
Os autores, Fabiana, Francisco e Julia, juntaram forças para explorar este labirinto da adolescência, onde pais e filhos muitas vezes se encontram mais perdidos do que um GPS sem sinal. Eles discutem que, para um relacionamento saudável, é preciso encontrar um equilíbrio entre liberdade e limites. Afinal, se você deixar seu adolescente como um barco à deriva, provavelmente vai acabar num iceberg da frustração.
No início do livro, os autores falam sobre a importância dos valores familiares. Aqui, eles ressaltam que os valores são como aquela famosa receita de bolo: sem os ingredientes certos, o resultado pode ser um desastre! E na adolescência, um monte de adolescentes se transformando em chefs de cozinha, criando suas próprias receitas - algumas delas, definitivamente, não recomendadas para o paladar de qualquer pai.
Em seguida, a leitura é direcionada para a questão dos limites, que pode ser um tema tão melindroso quanto falar sobre o querido "S" dos adolescentes: sexo, sempre! Os autores destacam que limites não são só regras, mas sim um roteiro da vida. Assim, se os adolescentes não têm a orientação dos pais, podem acabar fugindo para uma aventura digna de um filme de ação em que eles são os mocinhos e os pais são os vilões.
Uma parte importantíssima é o diálogo. Ah, o diálogo! Os autores enfatizam que a comunicação é a chave para abrir as portas do entendimento. É mais ou menos como conseguir que seu filho entenda que não é legal manter o quarto como um campo de batalha entre moedas, roupas e pratos, tudo ao mesmo tempo. Para isso, eles sugerem estratégias práticas de comunicação, ou seja, maneiras de conversar que não resultem em lágrimas (nem das suas, nem das deles).
Por último, o livro encerra-se com a ideia de que, sim, há um "sentido da vida" que deve ser abordado. Os adolescentes estão em busca de respostas para aquele grande mistério da vida chamado "quem sou eu?". Então, se os pais conseguirem ajudar os filhos nesta jornada, quem sabe eles não se tornem adultos tão fantásticos que nem vão precisar de um "Wingman" em suas vidas?
Resumindo, Relacionamento pais e filhos na adolescência não é apenas um livro, mas uma bússola para navegar em águas turbulentas. Com humor e sabedoria, os autores conectam pais e filhos para que consigam levar esta fase cheia de mudanças e emoções com muito mais leveza - e, quiçá, menos gritos e portas batendo! Então, se você está nessa tempestade chamada "adolescência", não perca tempo e vá dar uma olhada nessa leitura, porque, acredite, pode ser menos caótica do que você imagina!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.