Resumo de Sobre a morte e o morrer, de Elisabeth Kubler-Ross
Mergulhe nas lições de vida e morte de Elisabeth Kubler-Ross em 'Sobre a Morte e o Morrer'. Uma reflexão poderosa e surpreendente sobre o luto.
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Se você está pensando que o título Sobre a morte e o morrer promete uma diversão de fim de semana, é melhor você rever seus conceitos! Elisabeth Kubler-Ross, a musa dos debates acerca da morte, nos traz uma obra que é, no mínimo, reveladora, mesmo que não seja exatamente a leitura que você faria ao lado da piscina.
O livro não é mais do que uma análise profunda das fases do luto - não, não estamos falando de fase de luto após um término de namoro! Aqui, a autora nos apresenta seu famoso modelo das cinco fases do luto: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. E sim, esse modelo pode parecer um pouco familiar, afinal, quem não já passou por pelo menos uma dessas fases após descobrir que seu time de coração foi rebaixado?
Kubler-Ross reúne uma tonelada de relatos de pacientes terminais, e aqui é onde as coisas começam a esquentar. Ao invés de se concentrar na tristeza e na inevitável bofetada da morte, a autora mergulha de cabeça nas lições que os doentes terminais podem nos ensinar. Isso mesmo! Os mestres do assunto são aqueles que estão prestes a se despedir. Eles nos dão um verdadeiro show de sabedoria sobre o que realmente importa na vida, como amor, perdão e... não deixar as contas empilhadas para o mês seguinte. Spoiler: não adianta muito se lamentar por perder a segunda temporada daquela série que você nem assistiu direito!
A obra avança como uma verdadeira montanha-russa emocional. Em um momento você está rindo da lembrança de um velho amigo que sempre se despedia pela porta dos fundos, e no outro você é confrontado com a realidade de que a vida é finita e... surpresa! Todos estamos na fila da morte, e não, não tem opção de compra antecipada.
Além disso, a autora oferece um olhar crítico sobre o papel dos profissionais de saúde. Afinal, ser médico ou enfermeiro não é só uma questão de receita e injeções. Um toque de empatia e compreensão das dores do outro é fundamental, e o livro está recheado de insights para que esses heróis da labuta se lembrem de que sim, se preocupar com os pacientes faz parte do pacote de "ser humano decente".
E ao longo dos capítulos, encontramos também uma ampla gama de pontos de vista de diferentes culturas e tradições sobre a morte, porque, como diria a filósofa contemporânea mais sábia da televisão, "é só um ciclo, baby!" Cada tradição traz suas pérolas de sabedoria, o que é uma verdadeira aula sobre como encarar o inevitável.
Resumindo, Sobre a morte e o morrer é um convite para refletir sobre a vida enquanto ainda podemos - e quem sabe até dar umas boas risadas sobre isso. Então, se você está disposto a encarar a verdade nua e crua sobre a nossa passagem por este mundão, prepare a pipoca (ou não, depende da sua fase de luto) e vá em frente! Não esqueça que, apesar de ser um tema bem pesado, a autora nos ensina a ver a morte com olhos mais leves. E, convenhamos, no fundo, todos nós precisamos desse humor nas horas mais escuras.
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.