Resumo de João Gordo: Viva La Vida Tosca, de João Gordo e André Barcin
Embrenhe-se na vida autêntica de João Gordo com 'Viva La Vida Tosca'. Uma autobiografia repleta de humor e revelações do verdadeiro punk brasileiro.
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Se você achava que a vida de um rockstar era só glamour, grana e garrafa de whisky, "João Gordo: Viva La Vida Tosca" vem te dar uma bela chacoalhada. Esqueça os contos de fadas e prepare-se para mergulhar na vida real de João Gordo, o apresentador do "Furo MTV" e vocalista da banda Ratos de Porão, que ficou famoso por sua personalidade canina e postura punk.
Neste livro, escrito em parceria com André Barcin, o autor faz uma clara ode à sua vida, com detalhes que vão desde o seu nascimento até suas experiências mais bizarras (e vamos ser sinceros, muitas são bem toscas mesmo). A obra é uma mistura de memórias by João Gordo e um tapa na cara da sociedade, mostrando que a vida na arte do rock não é só festa, mas tem também suas barras pesadas.
A narrativa começa com um João bem pequeno, mostrando suas origens na cidade de São Paulo, e como, desde cedo, ele já tentou dar uma surra em todas as expectativas que a sociedade tinha dele. Avançamos pela adolescência - aka fase de tentar encontrar o próprio caminho, ou seja, entender que aquele cabelão desgrenhado e as bandanas não eram apenas para impressionar os outros, mas um sinal de total rebeldia!
À medida que o texto avança, somos apresentados a uma série de anedotas sobre a cena punk do Brasil, intercaladas com a formação do Ratos de Porão. Vem aí um spoiler: esse nome, embora possa sugerir um amor por roedor algum, está mais para a representação de tudo que se opõe à sociedade certinha, tradicional e, por que não, chata. Entre relatos de shows, turnês e uma pitada de "oi, esse foi um dos meus dias mais loucos", João Gordo vai entregando que ser um punk não é só ter um estilo; é usar a vida como palco mesmo!
As histórias do autor não param por aí. Ele narra os altos e baixos da indústria musical, as muitas mudanças de vida e, claro, os pratos extravagantes que ele não tem medo de experimentar! E como toda boa autobiografia (com pitadas de humor ácido), ele também fala sobre as suas batalhas pessoais, incluindo o que podemos chamar de "relacionamento complicado" com algumas drogas e a intensidade de viver à margem das normas sociais.
No fim das contas, esse livro é a prova de que a vida real pode ser bem mais tosca do que qualquer história de rock que você já ouviu. E é a autenticidade, as histórias de superação e o humor bem... toscamente afiado de Gordo que fazem você querer dar risada e chorar ao mesmo tempo.
Assim, ao abrir as páginas de "João Gordo: Viva La Vida Tosca," você entra numa viagem onde a sinceridade e a afronta ao politicamente correto são a tônica do que é ser verdadeiro - mesmo que isso signifique ser um tanto quanto "toscão". Então, prepare-se para o que está por vir, porque para o João, ser amoroso e verdadeiramente punk é tudo parte do show. Sem mais, nem menos.
Só não vem me dizer que você não sabia que a vida de um punk poderia ser tão cheia de reviravoltas!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.