Resumo de A organização: A Odebrecht e o esquema de corrupção que chocou o mundo, de Malu Gaspar
domingo, 17 de novembro de 2024
Se você sempre quis saber como uma empresa conseguiu juntar mais dinheiro do que a conta de luz do Brasil, "A organização" da Malu Gaspar é o seu guia definitivo. Prepare-se para uma viagem pelo submundo da corrupção e das falcatruas que não acabariam nem se a Manchete voltasse a aparecer na TV.
Tudo começa com a Odebrecht, uma construtora brasileira que, aparentemente, decidiu que competir de forma honesta não era uma boa ideia. Para "otimizar" seus lucros, eles montaram um universo paralelo, onde combinar com políticos era tão normal quanto almoçar um PF no boteco da esquina. Malu Gaspar não perde tempo e já apresenta um panorama sombrio: aqui, os bastidores são mais movimentados que o reencontro da família em festa de aniversário.
A narrativa é repleta de personagens icônicos - se você ama a política, vai reconhecer alguns deles, não por conta de suas boas ações, mas pelas tramoias dignas de um filme de Hollywood. Malu desmistifica a tal "Organização", mostrando que tudo se resumia a uma engrenagem perfeita de corrupção que envolvia dinheiro, poder e, claro, aquela pitada de desprezo pela lei. Imagine uma festa de casamento onde todos os convidados são "dons" do mesmo esquema se abraçando e trocando cartão de visita no fundo do salão.
Em sua obra, a autora mostra como a Odebrecht se infiltrou em diversos países, como se fosse a nova sensação da balada internacional. A parte mais interessante, claro, é a Operação Lava Jato, que transformou isso tudo em um espetáculo tipo reality show. Ela detalha a investigação e como certos envolvidos achavam que com dinheiro era possível passar por cima da Justiça, como se pudessem comprar o juiz a peso de ouro.
Malu Gaspar traz à tona os depoimentos dos delatores, que revelam uma verdadeira competição entre os membros da empresa: quem conseguia pagar mais subornos? Uma verdadeira "Olimpíada da Corrupção" que só não foi transmitida ao vivo porque, convenhamos, haveria um certo desinteresse por parte da audiência em ver quem era o campeão.
Com uma prosa clara e tiradas que fariam qualquer comediante se sentir em casa, a autora apresenta não apenas os esquemas, mas também as consequências - e aqui é onde a história fica ainda mais tenebrosa. Para quem acha que corrupção é algo abstrato, Malu faz questão de trazer à tona os efeitos que esse dólar na cueca teve na vida de milhões de brasileiros.
E lembre-se, se você não gosta de spoilers, é melhor pular essa parte: a Odebrecht não saiu ilesa dessa história. Afinal, como numa novela das 9, o castigo é certo!
No final do dia, "A organização" não é só um relato de corrupção; é um convite para refletir sobre a ética (ou a falta dela) nas relações entre empresas e políticos. Se você quer entender o que rolou nos bastidores da maior crise política da história recente do Brasil, esse livro é leitura obrigatória. Prepare-se para se chocar, rir das ironias da vida e, quem sabe, até achar que a ficção poderia ser menos bizarra que a realidade.
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.