Resumo de O Discurso Burocrático na Comunicação Organizacional, de Hilbert Reis
Explore como O Discurso Burocrático na Comunicação Organizacional de Hilbert Reis revela as armadilhas da burocracia e propõe uma comunicação mais leve e eficiente.
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Se você pensou que o mundo da comunicação organizacional era só glamour, você provavelmente não leu O Discurso Burocrático na Comunicação Organizacional de Hilbert Reis. Este livro é como aquele amigo que te faz perguntas embaraçosas em festas: vem com informações valiosas, mas numa embalagem que parece ter saído de uma reunião entediante.
Vamos aos pontos principais! A obra tem a audaciosa missão de mergulhar no discurso burocrático (ou como os céticos preferem chamar, o "discurso de quem quer complicar o simples"). Aqui, o autor examina como a comunicação dentro das organizações pode se transformar em uma verdadeira sopa de letrinhas - onde cada acrônimo é um novo desafio e um passaporte para a monotonia.
Reis faz um passeio pelo uso da linguagem formal e técnica, destacando como isso pode dificultar a criação de um diálogo autêntico. Basicamente, ele reclama que, ao invés de dialogar, as pessoas se trancam em caixas de jargon e processos engessados. E quem nunca fez uma apresentação e se sentiu como um robô desplugado, não é mesmo? Ele aponta os problemas desse tipo de comunicação e a maneira como ela pode criar barreiras entre equipes, como se estivessem em lados opostos de um campo de batalha burocrático.
O autor também destaca a importância de se ter um discurso mais acessível. Ele acredita que, se a comunicação fosse um pouco mais clara e menos cheia de "parafusos e porcas", poderíamos engajar melhor os colaboradores e, olha só que surpresa, melhorar a eficiência organizacional! Incrível, não? Quem diria que simplificar a conversa traz resultados melhores do que uma reunião de 3 horas com slides enfeitados?
Além disso, Reis traz à tona a influência da cultura organizacional nesse discurso. Ele argumenta que o ambiente de trabalho pode moldar a forma como nos comunicamos, tornando tudo mais interessante (ou mais maçante, dependendo do café que servem na cozinha).
E aqui vai um spoiler, quem viu as trapaças da burocracia e não quer que as informações fluam como um rio? Afinal, tornar tudo mais transparente é o sonho de todo trabalhador, seja em uma startup cheia de ideias malucas ou numa corporação onde o café é mais emocionante que as reuniões!
No geral, O Discurso Burocrático na Comunicação Organizacional é uma leitura para quem, no fundo, sonha com uma comunicação mais leve em ambientes que muitas vezes parecem consumidos por protocolos e normas. Quem sabe um dia, a gente não possa apenas enviar um meme para resolver um problema? Hilbert Reis definitivamente nos faz pensar que comunicar-se não precisa ser uma arte da guerra.
Em suma, se você quer entender como a burocracia fala e como isso afeta sua vida profissional, esse livro é um prato cheio. Prepare-se para desmistificar o diálogo corporativo e, quem sabe, dar um sorriso enquanto lê sobre a seca e a aridez do burocrático.
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.