Resumo de Responsabilidade Civil do Médico, de Miguel Kfouri Neto
Entenda as nuances da responsabilidade civil do médico com Miguel Kfouri Neto. Um guia essencial sobre o que pode acontecer quando a medicina encontra o direito.
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Se você sempre se perguntou sobre os "perrengues" que os médicos podem enfrentar quando o bisturi não sai como planejado, você acaba de descobrir o seu livro! Responsabilidade Civil do Médico, de Miguel Kfouri Neto, é um verdadeiro compêndio sobre o que acontece quando a medicina e o direito se cruzam no inesperado: a responsabilidade civil. E aqui, não estamos falando de qualquer responsabilidade, mas daquela que pode resultar em muito mais que uma simples correção de receita.
Logo de cara, o autor nos introduz ao fascinante - e, vamos ser sinceros, assustador - mundo jurídico que envolve a prática médica. Na obra, o autor esclarece o que significa efetivamente a responsabilidade civil do médico. Basicamente, se você acha que seu médico é só um ser humano que cura, você está muito enganado! Ele é também um responsável legal pelo seu trabalho e pelas consequências que dele advêm.
Kfouri discute as três grandes categorias de responsabilidade: civil, penal e administrativa. As duas primeiras fazem uma dança curiosa entre si, onde a civil se refere a danos causados e a penal fala sobre se o médico cometeu um crime. Afinal, não é toda "cura" que é indolor, certo? E a administrativa? Ah, essa é aquela que o médico tem que encarar com os conselhos de classe que adoram se meter onde não devem!
Adentrando o universo das diligências que um bom médico deve seguir (ou pelo menos tentar seguir), o autor menciona o famoso "dever de cuidado". Aqui, imagina uma linha do tempo com as ações e, pasmem, omissões do médico. Isso mesmo! Não fazer o que deveria pode ser tão problemático quanto fazer algo errado. Existe até uma parte inteira que fala sobre os famosos protocolos, que são como as regras de uma partida de vídeo game: se você não seguir, meu amigo, prepare-se para perder vidas!
Spoilers alert! Quando a coisa realmente fica tensa, são nos casos em que há erros de diagnóstico ou tratamento. Cada "e se?" que passa pela cabeça do médico pode se transformar em um processo judicial. E não venha achando que o simples fato de ser médico o exime de culpa - o autor dá diversas dicas de como se proteger juridicamente. Então, se você é médico ou conhece um, talvez seja melhor começar a fazer aquele curso de prevenção de processos. Porque, no fundo, quem nunca ficou nervoso com um paciente que já tinha feito sua pesquisa no Google antes da consulta?!
Além disso, Kfouri mergulha em tópicos como a responsabilidade por morte, dano estético e até dano moral. Você já parou para pensar que o seu médico pode ser responsabilizado por seu coraçãozinho partido? Pois é! O livro faz um estardalhaço com isso e revela que os danos vão muito além do físico.
Kfouri também não se esquece de citar a importância do consentimento informado - e não, não é só aquele papel que você assina antes da cirurgia. É a maneira do médico explicar ao paciente tudo o que pode dar errado e tudo o que pode dar certo. No final, a responsabilidade não é só do médico, mas também do paciente que aceita a "aventura".
Em suma, Responsabilidade Civil do Médico é uma leitura obrigatória para aqueles que querem entender que na medicina, como na vida, é tudo uma questão de responsabilidade. Quer você seja médico, paciente ou só alguém que aprecia as surpresas da vida, esse livro é um verdadeiro manual sobre como as coisas podem se complicar quando menos se espera. E, lembre-se: em caso de dúvida, sempre procure um advogado - ou um bom médico!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.