Resumo de Carlos Burle - profissão: surfista, de André Viana
Mergulhe na trajetória de Carlos Burle, o ícone do surf brasileiro, e descubra suas aventuras e desafios nas ondas. Uma leitura cheia de adrenalina!
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Em Carlos Burle - profissão: surfista, André Viana nos leva a uma viagem pelas ondas e peripécias de um dos maiores ícones do surf brasileiro. Prepare-se para desbravar a vida deste profissional que fez da prancha sua aliada e das ondas, seu palco. E sim, tem muita adrenalina rolando aqui!
Carlos Burle, para quem não sabe, não é apenas um surfista; ele é uma lenda viva do surf. O livro nos apresenta sua trajetória desde os primeiros aprendizados nas praias de sua terra natal até o reconhecimento mundial. O autor desenha com precisão cada momento decisivo da vida de Burle, mostrando que a estrada até o sucesso é cheia de percalços, mas também de muita diversão e, claro, surf!
Uma das partes mais divertidas da obra é a relação de Carlos com a sua primeira prancha. Ah, a paixão à primeira onda! O leitor vai se divertir com as desventuras de um jovem Burle enfrentando ondas que mais pareciam monstros marinhos do que oportunidades de mostrar seu talento. Desde a primeira queda (que deve ter sido digna de um "tapa na cara da oceanografia"!) até suas vitórias em competições, a narrativa é cheia de humor e provocações.
Entretanto, a vida de um surfista não é só pegar onda e ser fotografado em campanhas publicitárias. O livro também explora os desafios enfrentados por Burle, desde lesões e acidentes até a luta para manter-se relevante em um esporte que se renova a cada momento. Viana faz questão de ressaltar que, para Carlos, cada dia é uma oportunidade de aprender e se superar, seja no mar ou fora dele.
Os capítulos são intercalados com histórias da comunidade de surfistas, trazendo à tona a cultura do surf e a camaradagem entre os que dividem o amor pelo mar. É uma verdadeira ode à liberdade que envolve o surf, mas com um toque de realidade que faz o leitor perceber que nem tudo são ondas perfeitas. Spoiler: em uma parte do livro, Carlos precisa lidar com o fato de que não há como surfar em ondas gigantes sem um pouco de coragem, e talvez, alguma ajuda de um amigo bem preparado (ou um jet ski, nunca se sabe).
À medida que a narrativa avança, nós somos apresentados às conquistas e à fama que Carlos Burle alcançou, incluindo viagens inusitadas para surfar nas maiores ondas do mundo. O Brasil, o Peru, o Havai... e até o mar das Malvinas! E é claro, como em toda boa biografia, sempre há aquele momento reflexivo em que Burle nos ensina que a vida é como um mar: cheia de altos e baixos.
Através de uma prosa leve e bem-humorada, Viana consegue trazer à tona não apenas os feitos esportivos do surfista, mas também seu lado humano, mostrando um Carlos que se preocupa com o meio ambiente e a preservação das ondas que ama. E convenhamos, nada mais cativante do que ver um gigante das ondas defendendo seu lar aquático como um verdadeiro super-herói de bermuda!
Portanto, se você está a fim de dar uma escapadinha na rotina e surfar na radiação solar das palavras, não deixe de conferir Carlos Burle - profissão: surfista. É uma leitura que promete muitas gargalhadas, um pouco de emoção e, claro, uma baita vontade de pegar a prancha e se jogar nas ondas (ou só ficar assistindo de uma boa espreguiçadeira, porque, convenhamos, é véspera de feriado e você merece!).
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.