Resumo de Os Bórgias, de Mario Puzo
Mergulhe na intrigante história dos Bórgias com Mario Puzo. Descubra traição, ambição e poder em uma trama de tirar o fôlego!
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Se você acha que sua família tem problemas, é porque ainda não leu Os Bórgias do renomado Mario Puzo. Aliás, se você não ouviu falar da célebre família Bórgia, pode preparar a pipoca (ou o vinho, eles também apreciavam) e se acomodar, porque a história deles é de deixar qualquer um de cabelo em pé - ou de raiz à mostra!
Para começar, as coisas não são exatamente zen quando falamos dos Bórgias. Vamos colocar assim: eles não eram muito fans de um Sunday Family Brunch. A trama se desenrola na roma do século XV, onde a honra e a traição andam de mãos dadas como se fossem um casal de dança flamenca. Rodrigo Bórgia, o Patriarca (e que patriarca, hein?), é eleito papa e decide transformar o Vaticano em sua própria galeria de arte recheada de intrigas e, claro, um punhado de corrupção.
Rodrigo não é só um pai de família comum; ele tem uma tendência a preferir a ambição a qualquer valor moral (quem nunca, né?). Logo, ele promove seus filhos, especialmente Cesare e Lucrécia, em uma escalada de poder que mais parece um jogo de xadrez mortal. Cesare é o típico "filho que não consegue se decidir entre ser uma figura de poder ou um vilão de novela mexicana". O problema é que ele leva o conceito de "matar dois coelhos com uma cajadada só" a um nível totalmente espectacular - a gente até se pergunta se ele se inspirou no Walter White de Breaking Bad.
Lucrécia, por sua vez, não é apenas uma moçoila que faz parte do recheio da história. Ela é uma mulher que batalha contra a tradição e a opressão, mas que também acaba se envolvendo em esquemas cheios de veneno e mistério, literalmente. Entre casamentos arranjados e amantes, Lucrécia mostra que a resiliência feminina pode vir acompanhada de um toque de veneno no drinque.
Agora, um aviso de spoiler: tem morte, traição e uma porção de dádivas que se assemelham a acordos (ou melhor, a extorsões) disfarçadas de gentilezas. Um verdadeiro cardápio da alta burguesia, com sabor especial de vingança e, o que é mais importante, um toque de insanidade no meio. Como sempre, a ambição acaba levando a dinâmica da família ao seu clímax trágico.
Enquanto isso, personagens que orbitam essa famiglia amaldiçoada surgem como estrelas em uma constelação de caos - assassinos, cardeais gananciosos, e todos os tipos de malfeitores se tornam parte do grande plano. Os Bórgias é um verdadeiro épico sobre os altos e baixos de uma dinastia que não se contentou em ser apenas famosa. Eles foram os mestres da intriga política, da sedução e da lembrança de que, quando se trata de poder, os fins justificam qualquer meio- até mesmo o mais sórdido.
Se você quer se perder em uma história de amor, tragédia e poder, junte-se a Mario Puzo nesta tour bizarra pela vida dos Bórgias, onde vale tudo para estar na crista da onda - desde trair um amigo até aplicar um veneno à la Shakespeare. Portanto, vista seu manto e prepare sua adaga, porque a história está apenas começando, e pode apostar que aqui, o que não falta é emoção!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.