Resumo de O Santo Daime, de Roberto Hyppolito
Mergulhe nas análises de Roberto Hyppolito sobre o Santo Daime, uma obra que revela mistérios do culto e suas experiências transformadoras.
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Se você sempre quis saber o que ir por trás do famoso culto do Santo Daime, mas tinha medo de se perder nas brumas da floresta amazônica ou nas complexidades do xamanismo, Roberto Hyppolito vem como um guia, e não exatamente na forma de um mapa, mas sim como um compêndio super informativo e, por que não, divertido!
No livro "O Santo Daime", Hyppolito faz uma análise quase antropológica e muito mais completa do que sua família avaliando seu mais novo genro. O autor começa trilhando a origem da doutrina do Santo Daime, que misturou a espiritualidade cristã com tradições indígenas e afro-brasileiras. Praticamente uma festa do "mito" para o surgimento de uma nova era de espiritualidade, onde a flor que domina é a ayahuasca. E só para constar: a palavra "daime" vem do verbo "dar" - ou seja, a galera dá pra sua espiritualidade uma ajudinha bem interessante.
Hyppolito fala, e fala muito, sobre a experiência que vem desse 'poti potinho' da ayahuasca. Não pense que é um simples chá, é uma verdadeira pílula do tempo que te joga pra dentro de si mesmo enquanto você explora todas as suas (e talvez de outros) neuroses, epifanias e visões. De questões espirituais até pelo menos a cor do céu e do próprio amor, a obra não esconde nada - e nem pode, já que o Santo Daime é famoso por abrir portas que muitas vezes você nem sabia que existiam.
E aqui nós temos um spoiler: se você imaginava que as reuniões de Santo Daime eram parecidas com uma raver no meio da floresta, adicione um órgão, uma voz suave cantando e você começa a pegar a ideia. É tudo muito bonito, repleto de espiritualidade e, claro, com um toque de meditação coletiva que só os adeptos do Daime conseguem entender. A busca da iluminação pode ser interrompida por momentos de dança em meio a um cenário digno do "Ave Maria".
O autor também não ignora as críticas ao movimento. Aliás, ele fala do embate entre as tradições religiosas e as novas práticas que surgiram a partir do Santo Daime. Com muito bom humor e sutileza, mostra que, apesar da boa intenção por trás da prática, a ayahuasca pode ser tão reveladora quanto perigosa. Sim, você pode acabar fazendo uma revelação bombástica na frente de pessoas que você nem conhece!
Sem dúvida, "O Santo Daime" é uma leitura que pode abrir a sua mente e fazer você refletir sobre dimensões que vão além do que vemos em nosso cotidiano. É praticamente uma viagem em que você é seu próprio guia e, se não tomar cuidado, pode acabar descobrindo mais do que queria. Assim, é uma ótima oportunidade de ampliar a dimensão espiritual, mas cuidado! O que acontece em um ritual de Santo Daime, fica em um ritual de Santo Daime... Ou não!
Para quem busca conhecer mais sobre essa tradição mística, repleta de cores, danças e, claro, consciência expandida, Hyppolito entrega tudo isso e mais um pouco. Uma leitura que, a depender da sua conexão, pode muito bem ser uma porta de entrada para o intrigante mundo da espiritualidade brasileira. Então, se você tem curiosidade, não tenha medo; vá em frente, mas talvez não faça essa viagem à noite, hein?
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.