Resumo de Quem tem medo do lobo mau?: O impacto do...

Resumo de Quem tem medo do lobo mau?: O impacto do politicamente correto na formação das crianças, de Luiz Felipe Pondé e Ilan Brenman

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Quem tem medo do lobo mau?: O impacto do politicamente correto na formação das crianças, de Luiz Felipe Pondé; Ilan Brenman

Vamos falar sobre Quem tem medo do lobo mau? e como os autores, Luiz Felipe Pondé e Ilan Brenman, decidem dar uma espiadinha nas entranhas da "cultura do politicamente correto" que, segundo eles, está moldando nossas crianças como se fossem massinha de modelar. Em uma linguagem cômica e provocativa, eles exploram as ambiguidades de trazer o "politicamente correto" para a educação e como isso afeta o desenvolvimento dos pequenos.

Logo de início, os autores trazem à tona a questão do que é realmente se "preocupar" em ambientes escolares: para eles, existe uma linha tênue entre proteger as crianças de ideias complexas e deixá-las viver em uma bolha onde o lobo mau não apenas se esconde, mas acaba virando um "tio do pão" na narrativa. Através de diversas situações cotidianas, o livro nos convida a refletir: até que ponto devemos ser cuidadosos ao falar sobre temas pesados, como medo, violência e - horror dos horrores! - o fato de que nem tudo é um mar de rosas?

Os autores, com seu estilo provocador, se perguntam se essa tentativa de proteger a infância não pode acabar criando uma geração que tem mais medo do que qualquer lobo. Eles trazem à tona questionamentos como: será que é saudável educar as crianças para evitar qualquer tipo de risco ou desconforto? Ou será que estamos criando um bando de medrosos que não sabem lidar com o mundo real, cheio de lobos a espreita? E se você achou que esse livro era só uma crítica, se engane! Os autores também exploram a necessidade da construção de um diálogo aberto com as crianças, utilizando a fantasia e as narrativas como pontes para os temas. Afinal, quem não ama uma boa história com lobos, fadas e princesas?

Junto a isso, em várias passagens, Pondé e Brenman discutem como o discurso politicamente correto pode às vezes se tornar um tanto exagerado, fazendo com que questões simples sejam desvirtuadas em debates intermináveis sobre o que é certo ou errado. É como se estivéssemos todos em uma eterna reunião de pais e professores onde não podemos nos arriscar a dizer que o lobo pode, sim, ser um cara mau em alguma história - Deus nos livre de traumatizar a criançada!

Com uma prosa sarcástica, o livro explode algumas das bolhas esféricas que cercam o debate de hoje em dia, ressuscitando o lobo mau de dentro do armário e colocando-o de volta no centro da narrativa. Quer você queira ou não ouvir suas fábulas (spoiler: você vai ouvir!), eles buscam reacender a simplicidade e o valor de discussões sobre coragem, enfrentamento e um pouco de emoção na formação da criançada.

Por fim, Quem tem medo do lobo mau? é um chamado à ação, um lembrete do quão importante é não só ouvir as crianças, mas também incutir-lhes o conhecimento de que o mundo não é apenas coberto por uma camada de algodão doce e glitter - às vezes, é preciso encarar o lobo e saber que você pode sair vitorioso. Então, da próxima vez que um pequeno lhe perguntar sobre o lobo mau, lembre-se: talvez seja a hora de contar a história toda!

Ana Bia

Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.