Resumo de Manuscritos Notáveis, de Christopher de Hamel

Resumo de Manuscritos Notáveis, de Christopher de Hamel

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Manuscritos notáveis, de Christopher de Hamel

Manuscritos Notáveis é como um museu de páginas raras que você pode visitar sem sair do sofá (ou da cama, se preferir). O autor, Christopher de Hamel, decide nos guiar por esse passeio encantador, apresentando alguns dos manuscritos mais fascinantes da história da literatura ocidental. Prepare-se para ver a história se desenrolar através de letras tortas, ilustrações caprichadas e aquele cheirinho de papel envelhecido que só quem está obcecado por livros pode apreciar!

Em sua obra, de Hamel nos apresenta dez manuscritos que, acreditem, são mais famosos que muitos celebridades da literatura. Desde O Livro de Kells, com suas magníficas ilustrações, até a Divina Comédia de Dante, a viagem é feita por entre os séculos, nos mostrando como essas relíquias nos conectam a épocas que já se foram, mas que ainda insistem em deixar suas marcas (e alguns rabiscos) no presente.

Logo de início, somos apresentados ao Codex Mendoza, um verdadeiro Instagram do século XVI, que fez a alegria dos conquistadores espanhóis ao mostrar a riqueza do povo asteca, tudo isso enquanto os nativos estavam, por assim dizer, "outros afazeres" (a saber: tentando sobreviver à invasão). O que poderíamos chamar de globalização nos tempos antigos!

Não pára por aí! O autor também nos fala sobre o Códice de los Cuentos, uma obra que reúne contos populares que deixariam qualquer um em dúvida se estavam mais para os irmãos Grimm ou para um grupo de contadores de histórias animados em uma fogueira (ou uma balada).

E, claro, há o famoso Códice Borgia, que é como se os astecas decidissem fazer um manual de autoajuda com um toque de snacks e rituais. Se você sempre quis saber como era um carnaval pré-colombiano, esse manuscrito é a sua resposta!

Agora, atenção para o spoiler histórico: de Hamel revela que esses antigos manuscritos, além de serem obras de arte, também são testemunhos de como o mundo mudou - por causa deles (com todo o drama, guerra e enredos trágicos) a história da literatura (e a da humanidade, diga-se de passagem) tomou novos rumos. Mas calma, não se preocupe! Não vamos entregá-los como spoilers literários, apenas entendemos que o papel e a tinta têm mais histórias para contar além das que estão em páginas e páginas de livros!

A grande sacada de de Hamel é transformar esse passeio pelo passado em algo acessível. Ele não está aqui para dar uma aula maçante sobre manuscritos, mas sim para nos fazer rir, refletir e, quem sabe, descobrir como essas antiguidades ainda influenciam a nossa vida cotidiana. Uma verdadeira ode ao poder das palavras!

Em suma, se você está em busca de um livro que combine história, arte e uma boa dose de humor (porque, sim, tem humor!) que traz à tona os manuscritos mais notáveis e suas histórias, Manuscritos Notáveis é a escolha perfeita. Uma verdadeira montanha-russa de conhecimento e diversão que nos lembra que, mesmo em tempos de tecnologia, um papel rabiscado pode ainda ser mais poderoso do que um like no Instagram!

Ana Bia

Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.