Resumo de Residência Solidária UFRGS, de Rosinha Machado Carrion
Entenda como 'Residência Solidária UFRGS' de Rosinha Machado Carrion transforma solidariedade em ação. Um convite à reflexão e mudança social.
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
"Residência Solidária UFRGS" é um daqueles livros que você começa a ler e, de repente, se dá conta de que está mais perdido que cebola em salada de frutas. Escrito por Rosinha Machado Carrion, essa obra é como um manual para entender como a solidariedade pode ser aplicada na prática, mas não se preocupe, não é só sobre boas intenções e corações quentinhos. Aqui, a autora nos apresenta a realidade multifacetada dos projetos de residência que envolvem estudantes, comunidades e um pouco de caos organizacional.
Neste livro, Carrion aborda como a Residência Solidária funciona dentro do contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ela narra histórias, desafios e experiências que mostram como o conceito de solidariedade se traduz em ações concretas. Spoiler: não é só fazer um scrapbook com foto de amigos e chamar de "solidariedade".
A autora faz uma viagem por questões como a responsabilidade social, a formação do cidadão crítico e a importância de estar de olho na sociedade que nos rodeia. Afinal, não dá para se formar e sair por aí achando que o mundo gira em torno do seu TCC, não é mesmo? A obra é também um convite à reflexão, quase um "cala a boca e escuta" para quem acha que estudar é só decorar fórmulas e ler clássicos da literatura.
Além disso, Carrion traz exemplos práticos de projetos de extensão, onde os alunos se tornam agentes de mudança - e não, eles não têm superpoderes, mas fazem coisas bem legais (e algumas nem tão legais assim). A autora quer que a gente perceba que, na verdade, a vida é mais sobre colaborar e menos sobre competir para ver quem tem a crista mais alta, tipo um campeonato de galos de briga.
Ela discute ainda as implicações e desafios que esses projetos enfrentam, como a falta de recursos, a resistência de algumas comunidades (que, convenhamos, muitas vezes estão tão acostumadas a lidar com promessas vazias que desconfiam até da sombra) e a necessidade de um planejamento bem feito. Ou seja, não é só chegar e dizer: "Oi gente, estou aqui para mudar suas vidas", porque, spoiler de novo: não vai acabar bem.
Em suma, Residência Solidária UFRGS é uma espécie de manual de como ser um ser humano decente na sociedade contemporânea, onde a empatia e a solidariedade podem (e devem) andar de mãos dadas. Se você achou que solidariedade é só dar um trocado para o flanelinha, pense de novo. Carrion nos empurra a refletir e a agir, mostrando que, no fundo, todos nós podemos ser protagonistas de nossas histórias - e não apenas coadjuvantes de uma trama que não nos pertence.
Então, se você estava precisando de uma injeção de ânimo para entender que a educação vai além dos muros da sala de aula e que é hora de deixar de lado o egoísmo e dar um passo em direção à coletividade, "Residência Solidária UFRGS" promete ser sua nova leitura. Afinal, quem disse que literatura e solidariedade não combinam?
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.