Resumo de Clara de Assis, de Armando Moore
Explore a jornada inspiradora de Clara de Assis, uma mulher que trocou a vida de nobrezas pela espiritualidade. Uma biografia cheia de misticismo e fé.
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Se você está achando que "Clara de Assis" é só mais uma biografia de santo, pode ir preparando a pipoca porque aqui a história é cheia de reviravoltas e misticismo, digna de um roteiro de série da Netflix! O autor, Armando Moore, nos apresenta Clara, a famosa figueira de Santo Antônio... ops, errei o santo! Falo da Santa Clara, uma moça que decidiu que a vida de nobrezas e festas não era bem o que ela queria. Imagine você, uma jovem que trocou os passeios em palácios por escapadas silenciosas da madrugada para encontrar Jesus! E aí, quem a acompanha nessa jornada? Praticamente uma revolução do século XIII, meus amigos.
A biografia começa mostrando o dilema existencial dessa jovem de Assis. Clara era uma ricaça numa sociedade cheia de opressões, toda cheia dos "poderes" que as moças da nobreza tinham. Mas, oh, lá vem o foco! Ela não estava feliz e decidiu trocar os vestidos finos por um hábito que nem um modelito da última moda tinha. E isso não foi uma decisão fácil, viu? Sua família foi contra e tudo mais, mas Clara estava tão decidida quanto um gato que não quer sair de casa em dia de chuva.
Quando Clara se junta a Francisco de Assis e seus seguidores, a história fica ainda mais interessante. Ambos, com suas diretrizes místicas e espirituais, decidem viver como pobres, abraçando a pobreza não só como uma condição, mas como um estilo de vida! Isso mesmo, você ouviu bem: eles estavam mais para gurus da simplicidade do que para socialites. Com isso, Clara e suas freiras fundam a Ordem de Santa Clara, também conhecida como as Clarissas. E pasmem, não eram só freirinhas! Elas eram um grupo interativo de mulheres buscando espiritualidade e independência em um mundo dominado por homens.
Sem dar muitos spoilers (senão você sempre vai me chamar de "o spoiler da vez"), vou adiantar que a trajetória de Clara é pautada por milagres, adversidades e uma fé poderosa. E em um belo desfecho, Clara se torna uma figura de respeito na Igreja.
A obra é mais do que uma simples biografia; é um belo retrato de determinação, fé e como uma mulher pode mudar a história, tudo isso temperado com o jeitinho italiano de viver. Se a ideia era mostrar a vida da Santa, Armando Moore faz com que nos tornemos cúmplices dessa jornada ao mesmo tempo épica e mística. E agora, quem precisa de mais dramas quando se tem Clara de Assis, não é mesmo? Então, se você está em busca de inspiração e de uma boa história de fé e coragem, já sabe onde encontrar!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.