Resumo de 4 de Setembro de 476, de Marcelo Cândido da Silva
Entenda como o dia 4 de setembro de 476 marcou o fim do Império Romano e o início de uma nova era na Europa. Uma leitura cheia de humor e história!
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Prepare-se para uma viagem que começa por uma data tão significativa quanto qualquer feriado nacional! 4 de setembro de 476 é o dia em que, segundo o autor Marcelo Cândido da Silva, a história da civilização ocidental levou um tapa na cara e praticamente disse "Chega!" ao Império Romano, que já estava mais para uma sombra do que para uma potência. Então, vamos por partes!
Primeiro, você sabia que essa data é marcada como o fim do Império Romano do Ocidente? O livro discorre sobre a queda de um império que um dia foi tão grande que até os romanos se impressionavam com ele. Com um foco em uma das figuras mais notórias desse colapso, o último imperador romano do Ocidente, Rômulo Augústulo, o autor destaca as desventuras desse rapaz, que mais parecia um funcionário público perdendo o emprego do que um governante poderoso.
O autor nos leva a entender o porquê de o Império ter se tornado um exemplo clássico do que não fazer quando você quer manter sua cerveja gelada - quero dizer, o seu império em pé. Entre invasões bárbaras, guerras civis e o famoso pimp da sociedade elitista romana apenas assistindo ao show, a narrativa se desenrola mostrando que uma sociedade não é feita apenas de boas intenções, mas, sim, de estrutura e de um exército forte (e, aparentemente, de uma dieta mediterrânea saudável).
Marcelo também fala sobre o significado desse evento para a história da humanidade. Quando Rômulo foi deposto, o que se seguiu foi uma era em que você poderia dizer que a Europa ficou "sem Wi-Fi" por um bom tempo, levando a Idade Média, que, convenhamos, não tinha a melhor conexão. O autor mostra que o que aconteceu depois foi uma mistura de trevas e mais trevas, só que com castelos e cavaleiros em vez de Wi-Fi e redes sociais - o que, para alguns, pode até parecer um sonho!
Agora, vamos aos "spoilers": Rômulo Augústulo, o pobre jovem que tinha o nome mais pomposo do jogo, foi simplesmente deposto sem muita cerimônia e, provavelmente, sem direito a uma festinha de despedida. O poder foi passado para Odoacro, um general bárbaro que estava bem mais interessado em como fazer a barba a cada dia do que em manter uma formação militar digna de um imperador. Rômulo acaba tendo que arranjar outro trabalho, quem sabe vendendo tapas em uma taverninha qualquer.
Por fim, o livro é uma cronologia do que foi a queda desse grande império, recheado de eventos e personagens que fazem parte da história que todos nós, de alguma forma, nos aproveitamos (ou evitamos repetir). Se você é fã de história e quer entender como esse dia se tornou um divisor de águas, 4 de setembro de 476 certamente te proporcionará um conhecimento (e muito entretenimento) sobre como o mundo foi moldado após esse momento - recheado de humor e observações perspicazes do autor.
Em resumo, se você sempre quis saber como os romanos perderam o controle e como Odoacro se tornou um chefão no bairro, esta obra é para você! Então, aproveite e mergulhe nesse dia que mudou os rumos da história, porque, afinal, a vida é como um império: ou você a mantém em pé, ou vira história para as gerações seguintes!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.