Resumo de Organizações totalitárias: esquadrões da morte, tribunais do crime e o hospital colônia de Barbacena, de Francis Kanashiro Meneghetti
Aprofunde-se no sombriamente fascinante 'Organizações Totalitárias' de Francis Kanashiro Meneghetti e encare os horrores da desumanização na sociedade.
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Em "Organizações totalitárias: esquadrões da morte, tribunais do crime e o hospital colônia de Barbacena", Francis Kanashiro Meneghetti nos apresenta um panorama sombriamente fascinante sobre as organizações que operam à margem da lei e da moralidade, como se estivéssemos em um filme de terror psicológico, mas com uma pitada de realidade que faz a gente questionar se não estamos vivendo a sequência de uma série de documentários de terror.
O autor começa nos levando para a Barbacena, um local que se tornou sinônimo de escuridão social e institucional. O livro revela os horrendos esquadrões da morte que atuaram em seu território e os tribunais do crime que não só afastaram as pessoas da justiça, mas também transformaram o conceito de "justiça" em algo quase cômico, mas de um humor bem negro - aquele que você ri para não chorar.
Mas calma, ainda não é o final do terror! Kanashiro mergulha fundo, dando destaque ao hospital colônia de Barbacena, uma instituição que mais parecia uma passagem para a vida eterna de forma não muito desejável. Ele nos apresenta um retrato do que era a vida ali, com seus habitantes tratados como se fossem objetos, e um sistema que estava mais para um filme de ficção científica distópica do que para um cuidado médico. E, se você pensou que o hospital seria um local de cura, está preparado para desapontar-se!
Durante a leitura, nos deparamos com narrativas de horror, mas também com as estratégias que essas organizações empregaram para se manter no poder. É uma verdadeira aula sobre como a realidade pode ser mais chocante que a ficção. O autor não economiza em detalhes, e se você é do tipo que tem um estômago sensível, talvez seja melhor ter uma toalha por perto para cobrir os olhos em alguns trechos.
Kanashiro nos ensina que essas organizações totalitárias não surgem do nada - elas são fruto de uma sociedade que, em algum momento, pensou que permitir abusos e ignorar o outro seria a tentaiva "prática" de resolver a situação. E spoiler alert: não resolveu! O livro é uma verdadeira reflexão sobre a desumanização e o papel de cada um nós na luta contra essas atrocidades.
Portanto, se você tem coragem de encarar as mazelas da nossa história recente, "Organizações totalitárias" é a sua leitura. Prepare-se para um passeio por um lado escuro da sociedade, documentado com uma frieza que, pasme, é mais real do que você gostaria que fosse. Afinal, tudo isso não foi apenas uma fase de teste de algum jogo de survival horror - isso aconteceu, e continua a acontecer, em diversos níveis, até os dias de hoje.
Aqui fica a reflexão: quem é o verdadeiro monstro? O que fez, ou o que constatou e se calou? Coragem para ler, porque este livro vai fazer você confrontar não só as organizações totalitárias, mas também o seu próprio papel na sociedade.
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.