Resumo de Correr e ser feliz: Terapia em movimento por uma vida melhor, de William Pullen
Experimente a terapia em movimento com 'Correr e ser Feliz'. William Pullen revela como a corrida pode transformar sua vida e bem-estar emocional.
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Se você está pensando que "Correr e ser feliz" é um manual sobre como se tornar o Usain Bolt da sua vizinhança, pode tirar o cavalinho da chuva. William Pullen não está aqui para te fazer se transformar em atleta olímpico, mas sim para te convencer de que dar uma corridinha pode ser a terapia que você não sabia que precisava!
O livro é um verdadeiro manual de autoajuda, mas com uma pitada especial de "queima-calorias-e-despede-se-do-estresse". Pullen é especialista em psicoterapia e utiliza a corrida como uma forma de terapia. Você já deve imaginar: enquanto faz sua melhor performance na esteira, não só seu corpo está em movimento, mas também sua mente vai levando um "up"!
Capítulo após capítulo, somos apresentados à ideia de que correr pode ser uma forma poderosa de lidar com questões emocionais e psicológicas. Imagine só, ao invés de pagar uma fortuna em consultas, você sai correndo por aí e, voilà, problemas solucionados! Isso mesmo, segundo Pullen, correr ajuda a liberar endorfinas, aquelas substâncias químicas mágicas que fazem você se sentir bem e esquecer que você ainda não pagou o aluguel!
Ah, e não se preocupe, não precisa ser maratonista para entrar na onda. O autor propõe que você comece com uma corrida leve - quem sou eu para contestar alguém que já corre mais do que eu só ao levantar da cama? Ele também sugere que a corrida pode ser feita em um ambiente natural, ou seja, nada de esteira com ar-condicionado e cheiro de suor de outras pessoas. O seu próprio parque ou quintal pode se tornar seu novo espaço de meditação em movimento.
Mas calma que não é só isso! No desenrolar da obra, o autor também apresenta alguns exercícios de corrida que combinam atividade física e reflexão pessoal. Não é exatamente uma sessão íntima com o terapeuta, mas algo como um "terapeuta correndo ao seu lado". Você vai encontrar exercícios que envolvem anotar seus pensamentos enquanto corre, fazer listas de objetivos e até mesmo um diário de corrida. Aqui você não só queima calorias, mas também registra suas epifanias.
Lembre-se, porém, que este não é um método mágico. Pullen deixa bem claro que a corrida, por si só, não resolve todos os problemas da vida. Ele apenas oferece uma estratégia que pode aliviar a carga emocional e ajudar a entender melhor a si mesmo. Mas se você espera que a corrida vá resolver todos os dramas da sua alma, então pode ter certeza de que vai voltar para a terapia tradicional.
E para aqueles que estão se perguntando: "Tem alguma crítica à sociedade atual?", a resposta é não! O foco aqui é realmente o seu bem-estar. Então, esteja preparado para deixar o drama de lado e passar a enfrentar a vida de forma mais leve, pelo menos enquanto estiver em movimento.
No final, Pullen nos convida a experimentar a corrida como uma forma de se reconectar consigo mesmo. E por favor, spoiler alert: não espere que correr vá fazer você ganhar a Lotomania ou ficar rico da noite para o dia.
Em suma, "Correr e ser feliz" é um convite para você colocar os tênis e sair por aí. Afinal, a corrida não é apenas para o corpo, mas também para a mente. Então, prepare-se para suar e se sentir bem, tudo ao mesmo tempo!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.