Resumo de Assim eu aprendo - Caligrafia - 4º ano - Ensino fundamental I, da Editora do Brasil
Mergulhe no mundo da caligrafia com 'Assim eu aprendo - Caligrafia'. Uma obra divertida que transforma letras em arte para o 4º ano do ensino fundamental.
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Ah, a caligrafia! Aquela habilidade que parece tão simples, mas que é uma verdadeira arte e um verdadeiro desafio para muitos. Este livro, Assim eu aprendo - Caligrafia - 4º ano - Ensino fundamental I, é praticamente o "manual de sobrevivência" para os pequenos que estão em busca de transformar letras em obras de arte. Ou, pelo menos, em algo que se aproxime de uma letra legível.
No início da jornada, somos apresentados a uma série de atividades que parecem ter sido desenhadas por um mestre das caligrafias. Temos as famosas linhas de apoio - aquelas que nos dizem exatamente onde devemos colocar as nossas letras, como se fossem as faixas de uma pista de dança. O livro traz exercícios passo-a-passo, onde as crianças podem praticar cada letra do alfabeto com toda a pompa e circunstância, como verdadeiros calígrafos do século XXI.
As páginas são recheadas de exemplos divertidos, além de dicas que poderiam muito bem servir como conselhos de vida: "se a letra não sair bonita de primeira, tente de novo". Sabia que a prática leva à perfeição? E sim, sabemos que isso se aplica a quase tudo - até mesmo ao fazer aquele x da questão em um exame.
Outra parte iluminadora é dedicada ao famoso "desenho das letras". Aqui, os pequenos têm a chance de realmente soltar a criatividade. Imagine só: letras que dançam, letras que fazem poses de ioga e até letras que carregam brunchs de domingo. Tudo isso para deixar o aprendizado mais divertido. É quase como se o livro dissesse: "Vamos deixar a caligrafia tão legal que você vai querer praticar sem parar!"
Para quem acha que a caligrafia é só uma questão de estética, o livro ainda inclui algumas atividades ligadas à ortografia e gramática-porque, afinal, nada mais triste do que uma frase escrita de forma bonita, mas que não faz sentido. Ah, e cuidado! Spoiler do mundo da caligrafia: letra bonita só funciona se você também souber o que está dizendo.
A obra, com suas 80 páginas, está repleta de exercícios práticos, e ao final, ainda promete uma recompensa: a criação de um livro de caligrafia. E quem não gostaria de ter um livro só com as suas obras-primas? Seria tipo um "A Arte e a Caligrafia com Crianças" - um best-seller na estante.
No final das contas, Assim eu aprendo - Caligrafia - 4º ano - Ensino fundamental I não é apenas um livro... é um verdadeiro convite para uma dança de letras, uma competição de quem escreve melhor e um espaço para criações que podem (ou não) vir a ser expostas em museus do futuro. E se a letra não sair tão bonita assim? Ah, pelo menos a diversão foi garantida!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.