Resumo de Hombre, de Elmore Leonard
Mergulhe na trama de Hombre, de Elmore Leonard: uma crítica social disfarçada de faroeste, repleta de humor e reviravoltas surpreendentes.
terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Se você está em busca de faroeste, ação e aquele jeitão de anti-herói, então Hombre é a obra certa para você! Escrito pelo mestre do gênero, Elmore Leonard, este livro traz toda a adrenalina e astúcia que só um grande autor consegue entregar. Então ponha seu chapéu de cowboy e se prepare!
A história se passa no Velho Oeste, onde nosso protagonista, Hombre, não se parece exatamente com o estereótipo de herói que estamos acostumados a ver nas telonas. Ele é um mestiço que, ao invés de estar em um épico duelo de pistoleiros, tenta apenas sobreviver e se manter à margem do que parece um grande drama.
A aventura começa com um grupo de viajantes que precisa atravessar uma perigosa região desértica, cheia de bandidos e armadilhas. Hombre se junta a essa trupe, e aqui vai um spoiler: as personalidades desse grupo são tão diferentes quanto uma vaca em um desfile de moda! Entre eles estão um advogado metido a entendido, uma mulher que, assim como a maioria, não sabe bem o que fazer da vida e um bando de bandidos que, pasmem, não são exatamente os mais confiáveis. É como se todos tivessem saído de uma série B, e, acredite, temos muito a rir (ou chorar) com isso.
A principal questão do livro gira em torno de um trem que transporta ouro, porque, claro, nada diz "me procure" como uma pilha de barras douradas. A trama se complica quando o grupo se vê ameaçado por uma gangue que quer colocar a mão nessa grana. Hombre, que tem mais inteligência que a maioria dos viajantes, vai se revelando um pouco mais do que o simples forasteiro. Spoiler alert: ele não vai ser aquele que fica sentado no fundo esperando a confusão acabar.
Entre tiroteios, diálogos afiados e uma boa dose de sarcasmo, Leonard apresenta uma crítica social que faz a gente refletir sobre o verdadeiro sentido de ser um herói ou um bandido. O livro tem aquele clima de "quem é bom e quem é mau?" que parece que nunca se extinguirá. E se você pensar que vai sair ileso dessa leitura, eu tenho más notícias: o final é tão surpreendente quanto um cavalo saindo de um carro de mão!
Em resumo, Hombre é uma obra que mistura humor, ação e reflexões profundas sobre nossa sociedade, tudo isso com um toque bem peculiar do estilo de Leonard. Não se engane com a simplicidade da trama, pois há camadas e mais camadas para descobrir. Então, puxem suas espadas (ou armas de fogo, se preferirem), pois essa é uma viagem que você não vai querer perder!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.