Resumo de Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling
Mergulhe no universo mágico de Harry Potter e a Pedra Filosofal, onde a amizade e a luta entre o bem e o mal ganham vida em Hogwarts.
terça-feira, 21 de janeiro de 2025
"Harry Potter e a Pedra Filosofal" é, sob muitos aspectos, a introdução a um mundo de magia onde a luta entre o bem e o mal se desenrola em um ambiente escolar (e você achava que só teria aulas de matemática, hein?). O livro começa apresentando um menino chamado Harry Potter, que vive com seus tios, os Dursley, os campeões em ser os piores parentes do mundo, com direito a desprezo e quartos debaixo da escada, como se ele fosse um objeto.
Um dia, Harry recebe uma carta misteriosa, e, finalmente, descobre que é um bruxo (surprise!). Assim, ele é convidado a estudar em Hogwarts, uma escola de magia que, modéstia à parte, tem mais mistérios do que você teria no seu Instagram. Ao chegar lá, Harry faz amigos como Ron Weasley e Hermione Granger, formando o triângulo de ouro da amizade que vai enfrentar todos os tipos de aventuras perigosas (e provavelmente vai discutir sobre quem comeu mais feijão enjoado na hora do jantar).
As aulas em Hogwarts são uma verdadeira festa: desde aprender a voar em vassouras até a fascinante arte de enganar um troll às 3 da manhã (sim, você leu certo). E claro, não podemos esquecer do jogo quadribol, onde o objetivo é ser mais rápido que um raio enquanto tenta evitar que a bola em forma de aro te atinja (quem disse que era fácil ser um bruxo?).
Enquanto isso, o mundo da magia não fica só no glamour das poções e feitiços. Harry descobre que é uma celebridade no mundo bruxo por ter sobrevivido ao ataque do malvado Lord Voldemort, que, por acaso, tinha o hábito de deixar todo mundo em pânico e com um péssimo gosto para moda. Mas o que Harry não sabe é que Voldemort não está totalmente fora de cena e tem planos para voltar ao poder, e com isso, a Pedra Filosofal, que pode dar a ele imortalidade (o que é bem inconveniente, convenhamos).
Ao longo da história, Harry e seus amigos vão se deparar com desafios que envolvem um cão de três cabeças chamado Fluffy, uma armadilha digna de um filme de ação (mas sem o Schwarzenegger). Eles têm que usar toda a sua inteligência e coragem para impedir que Voldemort pegue a Pedra e, ao mesmo tempo, descobrir mais sobre o mundo que há muito estava escondido deles.
Spoiler Alert: No final, Harry acaba enfrentando Voldemort (ou o que sobrou dele) e, bem, se você achava que um garoto de 11 anos não conseguiria, pode se preparar para um plot twist que deixaria até os melhores roteiristas com inveja!
Em resumo, Harry Potter e a Pedra Filosofal é a porta de entrada para um universo que desafia a realidade e nos lembra que até mesmo dentro da magia, as verdadeiras batalhas são as que enfrentamos dentro de nós mesmos. E agora, se você me der licença, vou pra Hogwarts estudar, porque com certeza meus parentes também não me querem mais!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.