Resumo de Recopilação de Noticias Soteropolitanas e Brasilicas Contidas em XX Cartas, Vol. 2, de Luiz Dos Santos Vilhena
Explore a Bahia do século XVIII pelas cartas de Luiz Dos Santos Vilhena. Uma coletânea recheada de informações sobre a vida soteropolitana!
terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Prepare-se para uma viagem ao passado com Recopilação de Noticias Soteropolitanas e Brasilicas Contidas em XX Cartas, Vol. 2, uma obra que nos leva a navegar pelas águas da Bahia do século XVIII, como se estivéssemos em um barco feito de cartas. Luiz Dos Santos Vilhena, o autor dessa fascinante coletânea, se dedicou a escrever missivas que, se fossem enviadas hoje, provavelmente teriam emojis de palma e sorrisos, mas na verdade estão repletas de informações valiosas sobre a vida na capital baiana da época.
Neste volume, as cartas são o verdadeiro ouro! Vilhena traz à tona questões políticas, sociais e culturais da rotina soteropolitana, tudo através de uma prosa que é uma delícia de ler. Não se esqueça de que essas cartas foram escritas com o intuito de informar tanto os habitantes da cidade quanto os interessados no Brasil lá do outro lado do Atlântico. Aqui, vemos a Bahia se despindo de suas belezas naturais e mostrando um pouco de suas entranhas - e, convenhamos, isso é digno de um Reality Show na TV.
Entre os assuntos abordados, temos o cotidiano da cidade, os costumes dos moradores e até algumas fofocas da época. Imagine só: em uma época sem redes sociais, as cartas eram a forma mais rápida de espalhar uma notícia - e, se bobear, até uma intriga. Vilhena se torna o correspondente da fofoca soteropolitana, e com isso, entrega um panorama que entra para o hall do "tem que ler".
Agora, segure-se na cadeira para não levar um choque! Embora a obra não siga uma narrativa linear e seja mais uma coletânea de relatos, podemos vislumbrar a luta pela identidade dos baianos, a resistência cultural e, claro, as várias etapas pelo quais a cidade passou. É como se cada carta fosse uma janela aberta para o passado, permitindo que visitemos momentos históricos sem sair de casa - e tudo isso com a elegância da escrita de Vilhena, que faz até a mais simples das rotinas parecer emocionante.
Nos deparamos com descrições não apenas da geografia local, mas também dos desafios enfrentados pelos cidadãos soteropolitanos. E não posso deixar de mencionar o talento de Vilhena para usar a ironia e o humor ao falar das absurdidades do cotidiano. Assim, pode-se dizer que ele é o cronista comicamente crítico da Salvador daquele período.
É claro que, ao se tratar de cartas, a obra não está completamente livre de spoilers! Afinal, sabemos que a história continua e muitos dos relatos são apenas fragmentos ou ecos de uma realidade que se transformou ao longo do tempo. (Pausa dramática, para você se chocar com a ideia de que o passado é, de fato, um trem desgovernado.)
Então, se você quer entender os meandros das dinâmicas sociais, políticas e culturais da Bahia no século XVIII, não perca tempo e mergulhe na leitura deste volume! Afinal, Luiz Dos Santos Vilhena pode não ter sido um influenciador digital de sua época, mas que ele sabia o que estava fazendo, isso é inegável! Boa leitura, e aproveite essa imersão histórica recheada de cartas e histórias!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.