Resumo de Comunicação nas organizações: Empresas privadas, instituições e setor público, de Gaudêncio Torquato
Explore os segredos da comunicação eficaz nas empresas e setor público com Gaudêncio Torquato. Aprenda estratégias valiosas para evitar crises e melhorar relações!
terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Se você já se perguntou como as empresas, instituições e o governo conseguem se comunicar sem causar uma guerra nuclear no processo, Comunicação nas organizações é o livro que vai dar alguns dos "segredos" - ou pelo menos, tentar! Gaudêncio Torquato, nosso guru da comunicação e político, apresenta um verdadeiro pacote de estratégias e técnicas para fazer a comunicação fluir sem entupir os canos.
O livro é como um guia que ensina desde os conceitos básicos até as táticas mais elaboradas que definem o que chamamos de "boas relações" no mundo corporativo e institucional. Torquato faz um trabalho bacana ao separar o que é comunicação em empresas privadas do que é comunicação no setor público. E sim, a diferença é tão grande quanto comparar um gato e uma cebola - um faz você chorar de alegria e o outro, bem, só faz você chorar.
Vamos lá! O autor começa abordando os conceitos essenciais de comunicação. Aqui, ele explica o que é "comunicação organizacional" - que, pelo que você pode imaginar, não se refere a como sua empresa se comunica com seu pessoal durante o happy hour. Ele discorre sobre a importância de uma comunicação bem estruturada para o sucesso de qualquer organização. Ah, se apenas participar de reuniões exaustivas de brainstorming contasse como boa comunicação!
Na sequência, Torquato também entra na seara da estratégia de comunicação. O autor sugere que o planejamento é o coração da operação, ou seja, é como fazer o tutorial de um jogo: sem ele, você vai acabar perdendo e jogando o controle na parede. Ele discute como as estratégias de comunicação devem se adaptar ao ambiente organizacional, de modo que sua instituição ou empresa possa enfrentar crises e desafios como um verdadeiro super-herói da comunicação.
Um ponto alto do livro é a análise das técnicas de comunicação. Você sabia que existem diversas maneiras de comunicar uma ideia e que nem todas elas envolvem gritar no telefone? Torquato apresenta diversas abordagens, seja por meio de comunicação interna, marketing ou relações públicas. Ele sugere ter uma comunicação vertical e horizontal - que, em bom português, significa que "seu chefe tem que ouvir você, assim como você ouve seu chefe" (o que nem sempre acontece, claro).
O autor também toca no papel da tecnologia na comunicação. Com as redes sociais e as inúmeras ferramentas digitais, a forma como as organizações se comunicam mudou mais do que as modas nos anos 80. Ele fala sobre como as empresas e instituições precisam estar atentas a essas mudanças, porque se não, bem, seu tweet não vai conquistar ninguém, e seu post no Facebook poderá causar um racha na família.
Como todo bom guia, Torquato não esquece de incluir exemplos práticos, que fazem você pensar: "Ah, então é assim que acontece!" Ele ilustra sua abordagem com estudos de caso que vão desde pequenas empresas até o mundo do setor público, sempre alertando sobre os percalços que uma estratégia de comunicação mal elaborada pode causar. Spoiler: pode ser bem feio.
Em suma, Comunicação nas organizações é um tesouro para todos que desejam mergulhar de cabeça na arte de se comunicar em diferentes quadrantes da sociedade. Gaudêncio Torquato nos oferece uma visão abrangente dos desafios enfrentados no dia a dia e como superá-los com uma boa pitada de informação e estratégia. E se você é do tipo que só quer saber sobre o happy hour, bem, talvez seja melhor você esperar a parte em que ele fala de networking.
Comunicar-se bem pode ser uma arte, mas, quando se trata de organizações, é mais como dominar um jogo de xadrez: alguns jogam bem, outros fazem movimentos que deixam todo mundo confuso e, claro, a maioria acaba levando um cheque-mate bem feio. Portanto, se você quer evitar essa situação, dar uma lida em Comunicação nas organizações pode ser um excelente primeiro passo!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.