Resumo de Histórias que os Bichos Gostam de Contar, de Luiz Eduardo de Castro Neves
Mergulhe em um universo animal recheado de aventuras! Histórias que os Bichos Gostam de Contar traz lições e humor sob a perspectiva dos bichos.
terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Se você acha que os bichos têm uma vida monótona apenas pastando, voando e roubando comida das mãos dos humanos distraídos, espere até ler "Histórias que os Bichos Gostam de Contar"! Luiz Eduardo de Castro Neves nos brinda com uma coletânea de contos que traz o universo animal em toda a sua glória, de um jeito que até o seu gato ficaria impressionado. Prepare-se para uma viagem recheada de aventuras, travessuras e moralidades, tudo contado sob a perspectiva desses personagens peludos e penas.
Os contos são como um festival de histórias que explicam como os bichos se sentem, como se comportam e, às vezes, como eles interagem (e que interações, hein!). Temos desde o coelho apressado que, à la Páscoa, sempre está atrasado até a esperta raposa que é a própria "toda poderosa" dos truques. São narrativas que trazem diversidade, assim como em uma floresta animada, onde cada animal é especial e traz sua própria mensagem.
Um dos macro tópicos que aparece repetidamente é a importância da amizade entre os bichos. Em determinadas histórias, vemos como a união pode ser mais poderosa do que qualquer poder individual que eles possam ter. É como se os bichos se juntassem para formar uma liga de super-heróis, mas ao invés de salvar o mundo, eles só querem saber de salvar o dia e ter algumas boas risadas. É claro que, como toda boa história, há também os conflitos, caso contrário, seriam apenas relatos de bichos felizes em um campo verdejante.
Por outro lado, não podemos esquecer das moralidades que permeiam as histórias. Cada narrativa acaba com uma lição, que vai desde "não seja enganado por um belo canto" até "a curiosidade pode te levar a situações divertidas, mas às vezes perigosas". Em resumo, Neves parece nos dizer que cada bicho, assim como cada ser humano, carrega dentro de si uma história, uma mensagem, e, claro, muito humor.
Ao longo do livro, você será surpreendido com a perspectiva que se abre sobre o que os bichinhos podem nos ensinar. Spoiler alert: ao final de algumas histórias, você pode se pegar pensando se não deveria tratar o seu cachorro com um pouco mais de respeito, já que ele pode ser um excelente conselheiro em situações complicadas da vida.
Em suma, "Histórias que os Bichos Gostam de Contar" é uma verdadeira ode à fauna, recheada de humor e sabedoria, além de ser uma leitura leve que qualquer um poderia apreciar - desde a criança que está apenas começando a descobrir a literatura até o adulto que precisa de uma pausa do estresse do cotidiano. E quem sabe, ao final, você não sai por aí contando as histórias que os bichos gostam de ouvir.
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.