Resumo de Crendices e superstições: O folclore do Mestre André, de Marcelo Xavier
Mergulhe no universo divertido de crendices e superstições com Mestre André! Ria e reflita sobre as crenças que nos cercam neste resumo imperdível.
segunda-feira, 27 de janeiro de 2025
Prepare-se para uma jornada divertida e, por que não, um tanto mística, pelo maravilhoso mundo das crendices e superstições que permeiam a cultura brasileira, tudo isso na companhia do icônico Mestre André! Sim, porque se você acha que a gente já viu de tudo, é porque ainda não conheceu as belezuras que este livro traz.
Marcelo Xavier, com sua pluma afiada e um bom humor de deixar qualquer supersticioso de cabelo em pé, nos apresenta uma coletânea de histórias que fazem a gente pensar: "será que minha avó tinha razão?" Entre relíquias do folclore e alguns mitos que podem parecer estranhos para os mais céticos, este livro não se intimida e dá a volta por cima, explorando as diversas maneiras que o povo brasileiro encontrou para lidar com o incontrolável.
No início da obra, somos brindados com a definição do que é crendice. Sim, crendice! Aquela superstição que você se pega fazendo mesmo sem querer, como não passar embaixo de escadas ou não quebrar espelho (porque, convenhamos, quem precisa de sete anos de azar?). O autor pinta um quadro vibrante da importância dessas crenças, mostrando que são mais do que simples figuras de linguagem; são parte do nosso cotidiano!
E, ah, quem não ama uma lista de superstições? O livro está repleto de tips que farão você repensar sua próxima viagem a uma casa de praia, principalmente se rolar de fazer uma limpeza espiritual ou, quem sabe, uma rezadeira. É só não esquecer de fazer o "não toque no chifre da serpente e não olhe de volta" - detalhes importantes que Mestre André se certifica de nos introduzir!
Uma das partes mais engraçadas é quando Xavier desmistifica algumas crendices que achamos que só existem no Brasil, mas que são universais, porque parece que todo mundo, em algum canto do planeta, já foi afligido pelas garras da superstição. Cada conto e folclore é uma colcha de retalhos que revela como o medo e a esperança andam de mãos dadas, trazendo à tona que nem tudo que brilha é ouro e nem toda sombra tem seu monstro.
No entanto, fica a dúvida: o que acontece no final deste rodeio de histórias? Bom, você vai ter que ler para descobrir, mas podemos garantir que não falta risada com as situações absurdas ao longo do texto, onde personagens se envolvem em situações cômicas por conta de suas crenças e desvios sociais. E se você passar a acreditar que a calça nova trouxe um azar danado? Prepare-se para o riso agudo!
Então, ao final, Crendices e superstições se torna não apenas um livro sobre histórias folclóricas, mas um verdadeiro convite à reflexão sobre como lidamos com o desconhecido e, claro, uma oportunidade para rir das bobagens que fazemos em nome de crenças infundadas. É a chance perfeita de dar boas risadas, enquanto se pergunta se foi mesmo a estrela cadente ou aquela pitadinha suja de sal na comida que rendeu mais sorte na sua vida!
E lembre-se, leitor, a superstição pode ser um bicho-papão ou um bichinho de pelúcia! A escolha é sua!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.