Resumo de A nona sinfonia e seu duplo, de Daniel Bento
Mergulhe na reflexão de Daniel Bento sobre a Nona Sinfonia e como essa obra-prima musical ressoa em nossas emoções e na sociedade.
segunda-feira, 27 de janeiro de 2025
Ah, a música clássica! Aquela arte sublime que faz você sentir a brisa do vento e, ao mesmo tempo, te lembra que você não toca nem um pandeiro. Em A nona sinfonia e seu duplo, Daniel Bento faz uma viagem por essa área fascinante, que envolve melodia, emoção e aquela pitada de drama que só um legado musical pode trazer.
O título já nos dá uma pista: a famosa Nona Sinfonia de Beethoven. Você sabe, aquela que faz você querer levantar a bandeira da revolução e cantar em coro (mesmo que você não tenha a menor noção de como se canta)! Bento nos mostra que essa sinfonia não é só uma série de acordes, mas também um reflexo da complexidade da vida humana. Em suas páginas, ele desdobra o significado e as repercussões dessa obra-prima.
O autor se propõe a discutir o "duplo" que vem do conceito de alteridade no contexto musical. Isso significa que, enquanto ouvimos a Nona Sinfonia, a música também "escuta" nós de alguma forma, influenciando nossos sentimentos e emoções. É como se a música tivesse seus próprios sentimentos! Espante-se, pois a música tem vida própria nessa discussão!
Durante a leitura, você encontrará uma série de reflexões sobre o papel da música na sociedade, as interpretações que ela pode ter e como ela pode ressoar de maneira diferente para cada um de nós. Bento faz um trabalho de arqueólogo musical, desenterrando as camadas de significados que a Nona Sinfonia carrega. E depois disso, você vai se sentir quase um especialista em Beethoven (mas só se a conversa acontecer no bar, porque em uma sala de concerto oficial, você pode se sentir um pouco deslocado).
E não para por aí, A nona sinfonia e seu duplo também aproxima teoria musical e a crítica social. Você já parou para pensar que a música é um meio de protesto? Pois é! Essa sinfonia é um grito de liberdade e uma celebração da fraternidade entre os povos - é como se Beethoven dissesse: "vamos nos unir, mesmo que seja só para formar um coral desafinado".
Spoiler alert: não espere que Daniel Bento te entregue um manual sobre como tocar a Nona Sinfonia no piano. Em vez disso, ele apresenta uma reflexão sobre como essa sinfonia e sua execução impactam a cultura e a sociedade. Além disso, você pode acabar tendo mais perguntas sobre você mesmo do que sobre a música em si.
Em suma, este livro é uma ode à música e, ao mesmo tempo, uma análise profunda de como ela influencia nossas vidas. Prepare-se para se sentir um verdadeiro filósofo da música após terminar a leitura, ou pelo menos alguém que sabe o que a Nona Sinfonia representa (mesmo que você nunca tenha tocado um instrumento na vida). Então, puxe uma cadeira e deixe a sinfonia te envolver, porque Daniel Bento está aqui para te guiar nessa viagem musical!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.