Resumo de Só você pode curar seu coração quebrado, de Jey Leonardo
A cura para seu coração quebrado está em você! Jey Leonardo traz reflexões e práticas para enfrentar suas dores e encontrar autoconhecimento.
segunda-feira, 27 de janeiro de 2025
Prepare-se, porque vamos falar de Só você pode curar seu coração quebrado. Esqueça o drama da sua última relação, porque Jey Leonardo está aqui para te dar uma forcinha e fazer você perceber que o verdadeiro terapeuta está bem dentro de você (e não no sofá da sua sala).
O livro é uma jornada pelo maravilhoso - e muitas vezes tumultuado - mundo das emoções. Ah, as emoções! Essas pequenas coisas que nos fazem chorar em frente ao espelho e cantarolar como se estivéssemos no show da nossa vida. Leonardo propõe que a cura é algo que deve brotar de dentro para fora. Isso mesmo, nada de esperar que o mundo dê a volta por cima e jogue um balde de água fresca nas suas mágoas. Se você não cuidar do seu coração (que, por sinal, já está mais quebrado que vidro na calçada), ninguém vai fazer por você.
O autor compartilha uma série de conceitos e práticas que podem ajudar na busca por um self melhor e, no processo, mapeia a trajetória das dores e das alegrias. Uma verdadeira cartilha para aprender a lidar com as frustrações que a vida nos dá. Ele fala sobre a autorresponsabilidade, que é tipo a margarida das flores das autoajuda. Quer flores? Plante você mesmo!
Aliás, se você acha que a solução para suas mágoas é fazer uma viagem de 3 meses pela Europa, vá com calma! Leonardo orienta que uma das chaves para a cura é ter autoconhecimento. Então, que tal fazer uma "viagem" dentro de você? Espelho, espelho meu, do que eu estou fugindo?
Sem deixar de lado as reflexões sobre relacionamentos, Jey discute as dinâmicas de afeto, os relacionamentos tóxicos e os que parecem ser um mar de rosas, mas na verdade são pé de alface. E não se engane, ele não está aqui só para te fazer rir. O autor dá dicas práticas e exercícios para você enfrentar seu eu interior mais sombrio, como "fale suas verdades" e "não se esqueça de amar a si mesmo" (porque, sim, tem que ter essa parte do amor-próprio, senão não rola).
Outra contribuição genial do livro é abordar a busca por uma comunicação saudável. E, acredite, isso não significa falar com os outros em emojis (maldito WhatsApp!). O autor oferece reflexões para melhorar a forma como você se expõe e se faz entender, porque, acreditem, não vale a pena a tal famosa frase: "se você não me entende, eu entendo isso".
Em resumo, para você que está lá assistindo a sua vida passar, esperando que a sua dor desapareça como mágica, lembre-se: a cura está com você! E se você está preparado para arregaçar as mangas (ou a mente), Jey Leonardo promete que, no caminho, a risada e o autoconhecimento são companheiros constantes. Prepare-se para mover montanhas... ou pelo menos um pouco da poeira do seu coração.
Então, se você ainda está pensando na ex, no crush, no gato da vizinha e em todas as suas desilusões amorosas, lembre-se: só você pode curar seu próprio coração quebrado. Agora, vai lá e comece a colar esses cacos (porque é bem mais chique do que deixar tudo espalhado)!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.