Resumo de O mágico dos sons: Iniciação ao Piano, de Mário Mascarenhas
Descubra como o livro 'O mágico dos sons' transforma iniciantes em verdadeiros mestres do piano com dicas divertidas e exercícios práticos.
domingo, 17 de novembro de 2024
Se você sempre sonhou em tocar piano mas só sabe o básico do básico (ou seja, a música de "Parabéns pra você"), prepare-se para entrar no universo de O mágico dos sons: Iniciação ao Piano! Mário Mascarenhas oferece um verdadeiro passe mágico para iniciantes que desejam se aventurar nas teclas, sem precisar ser um gênio musical ou ter estudado em uma escola de magia.
Logo de cara, o autor se apresenta como o mestre dos sons, orientando os novatos a não temerem o piano e nem os acordes mais complexos. Ao longo do livro, que, a propósito, é bem curtinho (72 páginas, ou seja, dá pra ler enquanto espera o pão de queijo assar), o autor traz uma panoplia de conceitos fundamentais sobre música. É uma espécie de "A B C do Piano" - só que sem precisar de cartilhas chatas!
O livro começa desmistificando a teclagem, apresentando cada tecla como um amigo que espera para ser tocado (trocadilho intencional, claro). Mário, como um verdadeiro mago, se dedica a ensinar desde as notas básicas até as primeiras músicas. Ele utiliza ilustrações e explicações claras, porque vamos ser sinceros, quem gosta de ler manual de instrução, não é? Ele guia o leitor por meio de exercícios práticos que prometem transformar os dedos em verdadeiras varinhas mágicas.
Um dos destaques é a apresentação das notas musicais e seu posicionamento nas teclas. O autor fornece dicas sobre como lembrar quais amigos da música estão onde, quase como uma caça ao tesouro musical! E já que estamos falando de amigos, ele também fala sobre os acordes, que mais parecem o time de futebol da escola: você precisa de habilidade pra jogar, mas quando consegue, é pura emoção.
A parte mais engraçada é quando ele mostra como C, D e E não são apenas letras do alfabeto. Na verdade, eles têm sentimentos e são super importantes nos arranjos musicais. Cuidado para não deixá-los de fora da sua apresentação de música em família, senão será mais uma reunião de desapontamentos!
O autor também não para por aí e dedica capítulos inteiros a explicar como praticar. Ele sugere que, em vez de sofrer com estudos exaustivos, você deve tocar algo divertido e que te faça sentir bem. Sério, quem precisa de pentagramas chatos quando você pode tocar "Felicidade" do Chaves?
Spoiler: Mas calma lá, a jornada não termina aí! O livro ainda ensina a composição de músicas próprias. É isso mesmo, em um piscar de olhos você pode estar criando suas próprias melodias, desde que tenha paciência e siga os passos! Justamente a parte onde você se torna o mestre dos sons, fazendo o pessoal aplaudir de pé (ou o gato parar de miar, o que já é um progresso).
Enfim, O mágico dos sons: Iniciação ao Piano é um convite irresistível para todos que desejam dar um passo à frente na musicalidade, de maneira leve, divertida e sem aquelas obrigações chatas que normalmente vêm com a música. Adeus, medo do piano! Agora é hora de deixar a sua música fluir e, quem sabe, você não acaba se encantando e realmente se tornando um mago dos sons.
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.