Resumo de Execução. A Disciplina Para Atingir Resultados, de Larry Bossidy e Ram Charan
Entenda como 'Execução' de Bossidy e Charan mostra que falar não basta; é hora de agir para alcançar resultados reais e impactantes.
quarta-feira, 29 de janeiro de 2025
Se você está à procura de um guia prático que ensina como não apenas fazer promessas de resultados, mas também entregá-los, então Execução. A Disciplina Para Atingir Resultados é o livro que vai fazer você passar a página enquanto sussurra: "Finalmente alguém que fala a verdade!".
Os autores, Larry Bossidy e Ram Charan, mergulham em um papo sério sobre a diferença entre falar e agir. Para eles, a execução não é apenas uma palavra de efeito usada em reuniões de alto escalão. Na verdade, é o _"coração pulsante"_ de qualquer estratégia vencedora. Eles não estão brincando, pois a obra é quase como um manual do "como não deixar sua empresa afundar enquanto tenta ser grande".
A narrativa é dividida em capítulos que tratam de pontos cruciais de execução, como: a importância da liderança, a necessidade de uma sólida estrutura organizacional e a habilidade de empregados engajados para tirar as ideias do papel. Aqui, os autores nos apresentam um mantra: "estratégia sem execução é apenas uma ilusão". Sim, você pode ter a melhor ideia do mundo, mas se não souber como colocá-la em prática, é como ter um carro de corrida e não saber onde fica o volante. Spoiler: você vai acabar atropelado pela concorrência!
Vamos ao cerne da questão! Bossidy e Charan trazem a ideia de que a execução está atrelada a três elementos fundamentais: as pessoas, a estratégia e o processo. Ou seja, você precisa ter o time certo, o plano de ação correto e, claro, o processo que vai conduzir tudo isso. Se falta um deles, é hora de repensar seu caminho ou, quem sabe, maratonar um pouco mais na arte do improviso (só não se esqueça de que isso não apelida você de líder).
Os autores também descrevem a importância de ter um diálogo contínuo e honesto dentro das empresas. Aqui não tem espaço para mimimi! Se algum membro da equipe estiver arrastando a corda, é preciso colocar as cartas na mesa e resolver o problema. Ótima sugestão, mas vamos ser sinceros: isso exige coragem e um pouco de café extra, porque a sinceridade nem sempre é bem recebida.
Outro ponto importante é a necessidade de monitorar resultados constantemente. Não basta traçar um plano e esquecer dele como se fosse uma resolução de Ano Novo. Os autores argumentam que bons líderes precisam estar em contato com os resultados em tempo real e prontos para fazer ajustes quando necessário. Afinal, não é a primeira vez que alguém coloca o pé na jaca e acaba do lado errado da pista.
E, claro, como todo bom livro que se preze, Execução não poderia escapar de algumas histórias de casos reais. As experiências dos autores e de outras empresas são contadas de forma que até quem não é da área se sente tentado a sair do sofá e tentar a vida de CEO (embora é mais provável que essa ideia morra na primeira reunião desastrosa).
Por último, mas não menos importante, o livro serve como um chamado à ação. A mensagem clara é: pare de só falar e comece a fazer. Uma verdadeira injeção de ânimo, porque quem não gosta de uma batida motivacional?
Então, se você está disposto a olhar a realidade nos olhos e colocar a mão na massa, Execução. A Disciplina Para Atingir Resultados é o seu novo melhor amigo. E lembre-se: ninguém vai fazer o trabalho por você, a não ser que você seja o chefão mais querido do escritório. Boa leitura!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.