Resumo de 300 Games dos Anos 80 e 90, de Cleber Marques
Reviva a nostalgia dos consoles com 300 Games dos Anos 80 e 90 de Cleber Marques. Uma viagem pelos jogos que marcaram sua infância!
sábado, 16 de novembro de 2024
Se você sempre sonhou em viver nos gloriosos anos 80 e 90, quando brinquedos eram feitos de pixels e os gráficos pareciam que saíram de um desenho animado (e não um muito bom, convenhamos), 300 Games dos Anos 80 e 90 é o seu passaporte para a nostalgia! Neste livro, Cleber Marques nos presenteia com um super catálogo de jogos que marcaram época, uma verdadeira lista dos "imperdíveis" que vão fazer você sentir vontade de pegar seu joystick e sair por aí derrotando monstros virtuais.
Vamos começar com a premissa: 300 jogos! E não estamos falando somente de títulos como Super Mario Bros., mas também de nomes que provavelmente você só ouviu em meio a debates acalorados sobre qual era o melhor console: o do seu primo ou o da sua melhor amiga. Cada jogo é descrito de forma leve e divertida, repleta de informações que vão fazer você se sentir um expert, mesmo que sua única experiência com games fosse jogar Pong na casa do amigo mais rico da escola.
Marques apresenta uma seleção vasta, que certamente inclui os clássicos que você amou e, quem sabe, alguns que você não sabia que existiam (ou que tentou esquecer). O autor desvenda personagens icônicos, enredos que desafiam a lógica (quem não ama um vilão que quer dominar o mundo por meio de um ataque de bolinhas de sabão?) e até curiosidades que fazem você olhar para os gráficos pixelados com um sorriso no rosto e um suspiro nostálgico. Ah, como era bom!
O livro não se prende apenas aos jogos, mas também ao contexto cultural da época. Você sabia que os anos 80 e 90 foram uma era dourada para as máquinas de fliperama? Pois é! Não era apenas sobre jogar; era sobre a socialização e a quantidade absurda de moedas que eram engolidas por aqueles aparelhos! Cleber faz questão de não deixar essas memórias de lado e inclui um estilo de narrativa que vai fazer você querer levantar da cadeira e dançar como se estivesse jogando Just Dance. só que com menos dignidade.
No entanto, cuidado com os spoilers, mesmo que neste caso os únicos spoilers sejam quais personagens principais eram madeira de lei: você pode se lembrar de quem se tornou um verdadeiro herói da sua infância em cada jogo.
Sem mais delongas, 300 Games dos Anos 80 e 90 é como um passeio de montanha-russa nos seus melhores anos - repleto de altos e baixos, emoções e uma pitadinha de saudade. E quem não ama uma boa nostalgia? Prepare-se para rir, relembrar e, claro, sentir uma vontade incontrolável de jogar tudo novamente. Afinal, quem precisa de gráficos modernos quando se pode ter um Mario pulando em um cenário de blocos coloridos?
Portanto, se você estava em busca de um livro que te faça reviver os gloriosos dias dos consoles e fliperamas, esta obra de Cleber Marques vai te conduzir (com muito charme e um toque de nostalgia) pelos melhores jogos da sua juventude! E lembre-se: a vida é como um jogo - às vezes você só precisa pressionar "START"!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.