Resumo de O Big Data do Criador, de Jan Val Ellam
Entenda como big data e espiritualidade se entrelaçam em 'O Big Data do Criador'. Uma reflexão divertida sobre dados e a conexão com o universo!
quarta-feira, 29 de janeiro de 2025
Se você sempre quis entender essa tal de big data e como ela se relaciona com a sua vida e o universo, "O Big Data do Criador", de Jan Val Ellam, é uma ótima pedida! O autor, que deve ter passado um bom tempo com seus gráficos e planilhas, consegue fazer um mix entre espiritualidade e tecnologia que quase te faz sentir um programador iluminado. Então, prepare-se para uma jornada que começa com dados e termina em reflexões sobre a existência, tudo isso temperado com uma pitada de deboche.
Em um mundo onde tudo parece ser capturado em megabytes e gigabytes, Ellam tenta nos mostrar que não são só números frios que compõem a realidade. Ele traz à tona a ideia de que estamos todos conectados, não apenas através de redes sociais, mas em um sentido muito mais existencial. Sério, é como se o Wi-Fi da vida estivesse nos conectando com algo muito maior - o Criador, se é que você me entende!
Ellam nos apresenta a noção de que, por trás de todo esse processamento de dados, existe uma estrutura divina. Spoiler alert: sim, isso significa que até os algoritmos têm um propósito, e talvez você descubra que suas mensagens de WhatsApp estão sendo analisadas pelo universo. A verdade é que, em vez de ver apenas o lado técnico das coisas, o autor nos incentiva a enxergar a beleza e a espiritualidade que permeiam esse grande mar de dados.
O livro também aborda a evolução das tecnologias e como elas impactam a nossa maneira de pensar. Quem diria que um gráfico poderia ser também uma metáfora para a nossa vida espiritual, não é mesmo? Ellam nos provoca a refletir sobre o que estamos realmente fazendo com todos esses dados que geramos. Será que estamos utilizando essa sabedoria digital para nos aproximar do que realmente importa?
Além de tudo, ele não se esquece de nos lembrar que a raccolta (ou seja, coleta, se você não está familiarizado com o termo estiloso) de dados não precisa ser exclusivamente monetária. Na verdade, ele sugere que podemos usar esses dados para entender melhor a nós mesmos e ao nosso relacionamento com o mundo que nos rodeia. Olha a autoajuda chegando de mansinho para iluminar sua vida!
Se você foi até aqui e ainda não se convenceu de que merece umas boas risadas enquanto aprende sobre big data e espiritualidade, saiba que o livro está recheado de exemplos cômicos e analogias que vão fazer você gargalhar - ou pelo menos soltar um riso nervoso. Afinal, quem disse que entender a grandeza do universo não pode ser divertido?
Então, se você está pronto para embarcar nessa jornada entre dados e espiritualidade com um toque de humor, "O Big Data do Criador" pode ser o próximo item da sua lista. Prepare-se para ver a forma como você percebe o mundo mudar, e quem sabe, até para se sentir mais conectado - não apenas com o seu celular, mas com o cosmos! Agora vai lá e explora essa combinação de bytes e espiritualidade, porque o universo está de olho no que você vai fazer com essas informações!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.