Resumo de As Roseiras, de Nydia Gardé
Mergulhe na trama emocional de 'As Roseiras' e descubra como amor e dor se entrelaçam na busca por identidade. Uma leitura provocativa e divertida!
quarta-feira, 29 de janeiro de 2025
"As Roseiras", de Nydia Gardé, é um livro que, embora não tenha muita fama no Brasil, merece um olhar carinhoso (ou debochado, dependendo do seu humor). Com uma trama que gira em torno da busca por identidade e as complexidades do amor, a autora nos apresenta personagens interligados por intrigas e segredos que, com certeza, dariam um match perfeito com muitos dramas de TV.
A história se desenrola no cenário do amor (ou da falta dele), onde diversos retratos de relacionamentos são expostos como se fossem um álbum de família em que a gente já sabe que, em algum momento, alguém vai acabar derrubando a torta na cara de outro. Aqui, a protagonista está em busca de um verdadeiro sentido para a vida, enquanto faz malabarismos com seus sentimentos e com as roseiras, que, adivinha só, têm um simbolismo todo especial na obra. Porque, né, quem não ama uma flor que pode representar tanto amor quanto dor?
Em meio a esses conflitos românticos, os personagens vão se entrelaçando como as raízes de uma roseira. Tem aqueles que amam intensamente, outros que preferem a liberdade e alguns que são simplesmente bons de drama. E, claro, a pergunta que não quer calar: será que alguém vai acabar levando um "coração partido" para casa? Ah, e não se preocupe, não vou dar spoilers... ou melhor, só um: prepare-se, porque tem choro no final! (Ops, já foi!)
O livro, com suas apenas 116 páginas, é como uma roseira em flor, uma mistura de cores, emoções e, claro, espinhos. Gardé conta essa história com um toque de sutileza e uma pitada de ironia que vai deixar muitos leitores pensando sobre seus próprios relacionamentos. Afinal, quem nunca se imaginou num mar de confusões amorosas com uma metáfora florística?
E para aqueles que acham que essa é só mais uma história de amor, spoiler alert: você pode encontrar reflexões profundas sobre a vida e a identidade. Sim, meus amigos, romance e filosofia combinam! Então, se você procura um livro que possa provocar risadas e algumas reflexões no meio do caminho, "As Roseiras" pode ser a sua escolha.
Em suma, As Roseiras é um passeio pela montanha-russa emocional da vida, com seus altos e baixos, transforma cada página em um pequeno jardim a ser explorado. Prepare-se para desfrutar de flores e espinhos, amor e desamor, tudo isso enquanto se pergunta: "O que eu estou fazendo mesmo da minha vida?". Uma leitura que pode ser tão revigorante quanto um buquê de flores frescas - só que com um toque a mais de drama.
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.