Resumo de Uma breve história da música, de Roy Bennett
Embarque em uma jornada musical com 'Uma breve história da música' de Roy Bennett. Explore a evolução da música de forma leve e divertida.
quarta-feira, 29 de janeiro de 2025
Se você achava que a história da música era só um zilhão de gente batendo em tambores e gritando em uníssono, prepare-se para uma virada melodiosa! Uma breve história da música de Roy Bennett é como um golpe de mestre em uma sinfonia épica: rápida, divertida e cheia de curiosidades que farão você querer dançar - ou pelo menos balançar a cabeça - enquanto lê.
Neste livro de apenas 80 páginas (sim, é praticamente um folheto em comparação às trilhas sonoras que possui), Bennett faz uma viagem no tempo que começa lá longe, na pré-história, onde as pessoas provavelmente estavam mais preocupadas em sobreviver do que em afinar um violão. Ele coloca em pauta a hipótese de que até mesmo nossos progenitores conseguiam fazer algo que lembrasse música, mesmo que se parecesse mais com sons estridentes escapando de alguém que acabou de se machucar com uma pedra.
À medida que avançamos no tempo, o autor apresenta civilizações de todos os cantos do mundo, mostrando como a música se transformou. Dos sumerianos aos gregos, passando pelos romanos e toda a galera medieval que achava que uma canção de amor deveria ter algo a ver com castelos e cavaleiros. E que tal aquele momento em que a música clássica se divide em tantas correntes que é mais fácil escolher uma roupa para o réveillon do que decidir qual estilo escutar? Tem barroco, romântico, moderno, e você ainda pode se perder numa floresta de notas e composições!
Bennett também não esquece de mencionar os gênios da música - e adivinha? Ele fala do tcheco Dvorák, do austríaco Mozart e do sempre polêmico Beethoven, que, por acaso, adorava fazer barulho e nos deixou algumas de suas sinfonias favoritas, que ainda são muito tocadas em casamentos e funerais. Spoiler alert: Beethoven ficou surdo e ainda assim criou algumas das melhores obras! #RespeitaOCompositor
O livro não se limita à música clássica, é claro! A revolução do jazz, a explosão do rock e até a era digital da música moderna são abordadas. Ele tem espaço para tudo: desde a famosa "barriga da guitarra" de Elvis Presley até as batidas eletrônicas que fazem você querer dançar em plena fila do banco (não recomendamos).
A parte mais bacana? O autor não só tenta nos ensinar sobre a evolução musical, mas também nos faz perguntar: O que é música? Essa pergunta ecoa nas páginas enquanto Bennett discorre sobre como a música toca nossos corações, nos emociona e, por vezes, nos faz sair do chão em plena pista de dança. Sem contar o quanto ela impactou a sociedade e a cultura ao longo do tempo - o que é mais do que uma simples batida!
Em resumo, Uma breve história da música é um convite para todos nós, amantes da música ou apenas curiosos, explorarmos as notas, composições e ritmos que moldaram nossa história. E tudo isso de um jeito tão leve que dá até vontade de ler ouvindo uma playlist da sua banda favorita. Mas fique avisado: ao terminar, você pode se ver dançando feito louco pela sala, então cuide-se, porque a história da música é realmente contagiante!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.