Resumo de Contos escolhidos: 65, de Machado de Assis
Mergulhe na inteligência e ironia de Machado de Assis em 'Contos escolhidos: 65'. Entenda os principais temas e reflexões desse clássico da literatura.
domingo, 17 de novembro de 2024
Ah, Contos escolhidos: 65 de Machado de Assis, o mestre da prosa brasileira! O que podemos dizer sobre ele que já não tenha sido dito? Este livro é como aquela festa em que você conhece várias pessoas interessantes, mas só se lembra mesmo dos que deram aquele show! Machado, com toda a sua sagacidade, nos brinda com uma seleção de contos que fazem a gente rir, chorar e, principalmente, refletir sobre a natureza humana.
No entanto, saibam que aqui, nós não vamos meter o nariz na vida pessoal do autor (embora ele também estivesse muito afim de saber do que acontecia com os outros). O resumo é o foco e não queremos spoilers (mesmo que Machado já tenha feito isso com seus personagens).
Os contos neste livro variam bastante, abordando temas que vão desde o amor e a traição até a hipocrisia da sociedade da época. Um clássico em que o protagonista muitas vezes é um personagem introspectivo, pensativo e, em alguns casos, até um tanto narcisista. Lembra daquele amigo que fica olhando no espelho e comentando suas próprias qualidades? Então, ele provavelmente adoraria os contos de Machado!
Entre os contos mais notáveis, encontramos "O alienista", que conta a história de um médico que, insatisfeito com a sanidade dos outros e talvez um pouquinho desconectado da realidade, decide que a solução seria internar todos os que, na opinião dele, eram "malucos". Uma crítica velada à sociedade e suas normas, porque convenhamos, quem é realmente são nessa roda viva chamada vida?
Em "A ética do gesto", por outro lado, a gente se depara com a relação entre moralidade e prática. O conto discute se o que fazemos é mais importante que o que pensamos e o que se passa em nosso coração. Então, a pergunta que fica é: se você roubar uma maçã, mas se sentir mal por isso, ainda é um pecado? Ah, Machado, você adora nos deixar em dúvida!
Outro conto que merece destaque é "Maria Luiza", que exibe de maneira brilhante a arte da insinuação. A trama gira em torno de um romance que, como um bom vinho, vai se desenrolando lentamente, com a tensão entre os personagens revelando as fraquezas humanas. As relações amorosas de Machado são sempre um emaranhado de desejos e desencontros. Prepare-se para rir e se identificar!
Em suma, Contos escolhidos: 65 é uma verdadeira montanha-russa onde você se vê rodeado de personagens que são, a bem da verdade, reflexos de nós mesmos. Machado nos ensina que a complexidade da vida não precisa ser necessariamente trágica, mas não deixa de ser bem irônica!
Dica final: se você for ler, tenha um espelho por perto - e não para admirar sua beleza, mas para encarar a si mesmo nas minúcias que o autor nos provoca. E lembre-se: a inteligência de Machado é como um bom vinho, só melhora com o tempo e sempre nos deixa com um resquício de dúvida no paladar e na cabeça. Só não diga que não avisei sobre as reviravoltas!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.