Resumo de Assombrações Pernambucanas: O Cordel de 2020 mais lido no Brasil, de Carlos Soares
Mergulhe nas histórias hilárias e sobrenaturais de 'Assombrações Pernambucanas', um cordel que mistura medo e riso em 27 páginas de pura diversão.
sábado, 16 de novembro de 2024
Vamos lá, aventureiros da literatura! Preparem-se para uma viagem ao mundo do cordel com "Assombrações Pernambucanas", uma obra que promete mais arrepios do que um filme de terror mal produzido. Carlos Soares nos traz histórias que dançam entre o medo e o riso em um formato que é sucesso de público e crítica, pelo menos na opinião de quem está segurando o cordel.
Logo de início, o autor nos faz um convite: conhecer as assombrações que habitam a terra dos altos coqueiros e do frevo. E sim, se você achava que os fantasmas eram exclusivos das produções hollywoodianas, é porque ainda não esbarrou no universo do cordel pernambucano. O livro traz um apanhado de várias lendas e assombrações que podem ou não ter vazado em meio a uma conversa na esquina da rua, onde o povo sentado no cimento tem sempre uma história assustadora para contar.
As tretas sobrenaturais que permeiam a obra são repletas de personagens caricatos, como o famoso "matuto" que sempre tem algo a dizer sobre a assombração do lugar. Entre um verso e outro, a gente percebe que as rimas estão tão afiadinhas que poderiam ser um corte na carne de uma carne de sol mal temperada. A musicalidade é um ponto alto aqui e nos transporta, mesmo que por alguns instantes, para aquelas noites em que o moonwalk da lua é a única companhia que temos enquanto ouvimos histórias de fogueira.
Mas calma, não se empolgue tanto! Ao longo do cordel, há bastante humor, porque não basta ter medo; tem que rir dele também, afinal, quem nunca tomou um susto olhando para o espelho de madrugada? O autor vai lançando trechos que são verdadeiros puxões de orelha, nos lembrando de que as assombrações estão igualmente conectadas com o dia a dia do povão, o que torna tudo mais engraçado.
A obra também traz reflexões sobre a vida pernambucana, suas tradições e a forma que a cultura popular se entrelaça com o sobrenatural. Spoiler alert: nem todas as assombrações são malignas, algumas só estão à procura de um bom prosa. Além disso, o livro é tão curto (apenas 27 páginas!) que você provavelmente vai devorar em uma sentada só. É como se fosse um "aperitivo" de histórias que só deixam a gente com vontade de mais.
E, ah, se prepare para algumas reviravoltas ao final da narrativa (spoiler gratuito!) que vão deixar você pensando se vale a pena deixar o pé da cama para fora ou não. Em resumo, "Assombrações Pernambucanas" é aquela dose de sobrenatural e risos que todo mundo precisa, e se você ainda não conhece, já está perdendo tempo. Portanto, prepare sua xícara de café e boa leitura, porque as assombrações estão à espreita.
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.