Resumo de Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen R. Covey
sábado, 16 de novembro de 2024
Se você está à procura de um manual de sobrevivência que promete transformar sua vida e colocá-lo na trilha da eficácia, então você está prestes a mergulhar nos sete hábitos que Stephen R. Covey poderia muito bem ter chamado de "Sete Passos Para a Glória" - ou algo que venda mais, é claro.
Primeiro hábito, "Ser Proativo". Aqui, Covey se despede de toda a passividade que lhe foi ensinada desde o berço. Ao invés de esperar que sua vida aconteça, é hora de tomar as rédeas! Basicamente, você deve parar de culpar seus pais, a sociedade, ou até mesmo o trânsito da manhã. A mensagem é clara: você é o protagonista da sua própria novela mexicana.
Segundo hábito, "Começar com o Fim em Mente". Isso significa basicamente sonhar grande e, com a certeza de que você não vai acordar sem saber o que está fazendo. Covey quer que você visualize seu próprio funeral (sim, isso mesmo, funeral). De acordo com ele, isso ajuda a definir o que realmente importa na sua vida. E aqui eu me pergunto: "Mas e a pipoca?".
Agora, vamos ao terceiro hábito, "Primeiro o Mais Importante". Se você está pensando que é colocar a sua série favorita na frente do trabalho, spoiler alert: não é isso! O foco aqui é priorizar o que realmente traz resultados. Então, se sua resposta para fazer algo importante era "ver mais um episódio", é melhor rever seus conceitos.
Partindo para o quarto hábito, "Pensar em Ganhar/Ganhar". Este é um verdadeiro exercício de empatia, onde o objetivo é que todos ganhem, até mesmo o seu rival que tem uma coleção de canetas de luxo. Em vez de fazer uma competitiva batalha de egos, você deve buscar um consenso. Afinal, é mais legal dividir o bolo do que brigar por ele.
O quinto hábito, "Procurar Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido". Aqui, Covey já está querendo que você se torne o avô sabichão da família. Ou seja, se antes você só falava, agora é hora de escutar. O segredo é que, ao escutar de verdade, suas chances de ser entendido aumentam. Espere até ver a cara dos seus amigos quando perceberem que você realmente se importa com o que eles dizem!
No sexto hábito, "Sinergizar", o autor nos sugere que a união faz a força. É como ter a equipe perfeita de super-heróis, onde cada um tem suas fraquezas e forças, mas juntos vocês são praticamente imbatíveis. Portanto, é hora de parar de ser o lobo solitário e sair em grupo! Até os lobos precisam de uma alcateia de vez em quando.
Por fim, temos o sétimo hábito, "Afinar a Serra", ou como eu gosto de chamar, "Dê uma pausa para o café". Covey defende que, para sermos eficazes, precisamos de tempo para cuidar de nós mesmos, seja física, emocional, mental ou espiritualmente. Ou seja: essa é a parte onde você fica de boa na lagoa e recarrega as energias.
E, como todo bom manual de autoajuda, Covey nos oferece uma pitada de esperança e nos ensina que a mudança começa de dentro para fora. Ele nos garante que, se seguirmos esses sete hábitos, a vida vai se transformar num verdadeiro conto de fadas. Ou, pelo menos, em algo que não envolva dramas dignos de um reality show.
Agora que você já está por dentro desses sete hábitos, vá em frente: mude sua vida, mas não esqueça de aproveitar a jornada!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.