Resumo de A canção no tempo: 85 Anos de Músicas Brasileiras, de Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello
Descubra o rico panorama musical de 1958 a 1985 com 'A Canção no Tempo - vol. 2'. Histórias, ritmos e risadas te esperam na leitura!
domingo, 10 de novembro de 2024
Se você achou que a boa música brasileira terminou com os baiões e sambas do seu avô, é melhor repensar seus conceitos! "A canção no tempo - vol. 2" é um buffet musical recheado de pratos bem temperados da nossa música, de 1958 a 1985. Aliás, se você não sabia, 1958 foi o ano em que o rock começou a dar as caras no Brasil e quando a bossa nova estava explodindo mais do que pipoca na panela.
Os autores, Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello, se dedicaram a nos trazer um panorama que vai desde os sucessos radiofônicos e as canções que marcaram época, até os artistas que se tornaram verdadeiros ícones para gerações inteiras. O melhor de tudo? Eles não descuidam da pitada de humor e referências que apenas os verdadeiros amantes da música podem entender. É como assistir a uma aula de história da música, só que com menos trabalho e muito mais samba no pé!
Neste volume 2, as páginas são preenchidas com uma seleção que mostra a diversidade dos ritmos e as inovações dos compositores brasileiros nesse período. Aqui, você encontrará desde o boom do rock, passando pelo popular, movimentos de MPB e até as influências do reggae e do disco. Porque, convenhamos, quem não ama um "dancinha do amigo" quando toca aquela canção nostálgica?
Agora, vamos falar sério: se você é daquele tipo que ainda acha que "não gosta de música velha", é bom se preparar, porque a leitura só vai te dar vontade de levantar da cadeira e dançar! A obra está recheada de histórias que buscam dar voz aos artistas, trazendo curiosidades sobre seus processos criativos, e até os dramas e vitórias que enfrentaram. Você sabia que no final da década de 70 a música popular estava tão inflacionada quanto a economia? Pois é, se você soubesse, teria investido em disco de vinil!
E para aqueles que não gostam de spoilers, não se preocupe; aqui não vamos dar a receita do sucesso de cada canção, mas vamos te dar um gostinho do que esperar. O livro é um verdadeiro mapa do tesouro musical brasileiro! Com ele, você vai conseguir entender melhor a trajetória de figuras como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elis Regina e tantos outros que ajudaram a moldar a cultura musical desse país tropical.
Por fim, se você quer saber como a música e a política se entrelaçaram, por que a juventude da época se revoltou e como tudo isso influenciou a nossa identidade, esse volume é seu novo melhor amigo. Prepare-se para uma viagem por acordes, letras e histórias que vão te fazer reverenciar ainda mais a nossa música, enquanto faz você dar uma boa risada com os clássicos e suas maluquices!
E aí, pronto para entrar no ritmo e conhecer as canções que embalaram o Brasil? O som está no ar e a leitura promete ser uma verdadeira festa para os seus ouvidos!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.