Resumo de Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto
Embarque na trágica jornada de Policarpo Quaresma, um idealista que enfrenta as desilusões da sociedade brasileira. Entenda seu triste fim nesta resenha imperdível!
domingo, 17 de novembro de 2024
Ah, Triste Fim de Policarpo Quaresma! Um verdadeiro conto de fadas do Brasil, mas com menos fadas e mais decepções! Este livro, escrito pelo genial Lima Barreto, é uma crítica afiada à sociedade brasileira do início do século XX e traz na sua essência tudo que um herói trágico precisa: ideais bonitos e uma boa dose de tragédia.
Policarpo é aquele tipo de personagem que faz você querer dar um abraço e um tapa ao mesmo tempo. Ele é um funcionário público com um amor incondicional pela pátria e um fervor patriótico que deixaria até os mais fervorosos nacionalistas com inveja! O homem deseja a todo custo fazer o Brasil um país melhor. Tudo começa com ele tendo a brilhante ideia de implementar um monte de projetos para melhorar a educação e a cultura. Utopia pura, né? Mas não se preocupe, Lima Barreto não deixou nosso querido Policarpo ter um final feliz.
Como qualquer heroico equilibrista de expectativas, Policarpo vê suas ideias sendo esmagadas pela burocracia e pela falta de interesse dos seus contemporâneos. Ele vive rodeado por um bando de personagens que parecem ter saído de uma comédia pastelão: o amigo mandrião, a beldade interesseira, a família que quer mais que o próprio Policarpo se danar.
E então, vem a crise. Policarpo começa a perceber que o seu amor pela pátria não vale nada quando confrontado com a dura realidade da corrupção e da falta de perspectiva. Mas calma que o show não termina aqui! Ele decide que a solução é servir ao Exército. Ah, quem não gostaria de um Policarpo soldado, não é mesmo? Ele se alista e logo se vê no meio de uma situação cada vez mais absurda, fazendo valer o dito popular: "quem não tem cão, caça com gato".
O clímax da história não poderia ser mais triste, mas a realidade é essa: SEM SPOILERS! Você terá que descobrir como essa jornada termina e como a tragédia da vida de Policarpo se desenrola. Mas uma coisa eu garanto: se você achar que o título é só uma pegadinha, sinto muito, mas Lima Barreto não veio para brincar. O triste fim do nosso herói é meio como aqueles finais de novela que fazem você querer jogar o controle na parede (ou o livro na estante).
Por fim, Triste Fim de Policarpo Quaresma é uma obra que, através do humor e da tragédia, traz à tona questões delicadas sobre a identidade nacional e as desilusões da vida. E quem diria que uma história sobre um homem tão idealista poderia ser tão cômica e ao mesmo tempo tão dramática? Ah, o Brasil! São muitas as lições, mas só um Policarpo pra nos mostrar que nem todo herói tem o final que merece.
Então, reflita com o amigo Policarpo e (re)considere seu amor pelo nosso país. Porque, afinal, dependendo do dia, ser um nacionalista ou um realista exige uma dose extra de coragem, e talvez um copo de cachaça!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.