Resumo de O que é a filosofia?, de Gilles Deleuze e Félix Guattari
Descubra o que é a filosofia segundo Deleuze e Guattari! Uma análise provocativa sobre criar conceitos e desafiar suas ideias em uma viagem criativa.
domingo, 10 de novembro de 2024
Prepare-se para uma viagem filosófica que é quase como uma montanha-russa de ideias confusas, empolgantes e, sem dúvida, provocativas! Em O que é a filosofia?, os filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari não apenas nos convidam para refletir, mas também nos enganam fazendo questionar tudo o que sabemos sobre o assunto. Spoilers de teorias à frente!
Nesse livro, a dupla se propõe a responder uma pergunta que, para muitos, pode parecer simples (mas que pode facilmente virar um pesadelo existencial): afinal, o que é filosofia? Com a habilidade de quem faz malabarismos com conceitos, Deleuze e Guattari nos apresentam a ideia de que filosofia não é apenas sobre fazer perguntas de maneira enfadonha em uma sala cheia de pessoas com cara de quem acabou de acordar. Não! Eles mostram que filosofia é mais sobre criar conceitos - e, convenhamos, isso é muito mais divertido.
Logo de cara, os autores dispararam a bomba: a filosofia, ao contrário do que a vovó pensava, não se limita a uma decoreba de Platão e Aristóteles. Para eles, a filosofia deve ser entendida como um ato criativo, que se distingue da ciência e da arte. Eles defendem que a filosofia é sobre a experiência e a criação de conceitos. Em outras palavras, é como se você estivesse fervendo ideias em uma panela e, do outro lado, tirasse dela algo completamente novo e cinético.
Deleuze e Guattari introduzem o conceito de "filosofia como fabricação de conceitos", estabelecendo que a filosofia precisa ser uma prática que envolve riscos, experimentação e até mesmo uma pitada de loucura - nada de seriedade excessiva, por favor! Eles também consideram que, para filosofar, é preciso criar um "território", ou seja, um espaço onde as ideias possam se misturar, se chocar e, quem sabe, até se apaixonar.
Nesse caldeirão de pensamentos, os autores discutem filósofos que, segundo eles, foram mestres na arte de pensar. Entre citações e provocações, eles não deixam de lado sua crítica à necessidade de um pensamento engessado e rígido. Ao invés disso, eles propõem uma dança entre originalidade e a pura razão. E, se a sua cabeça já está girando após esses conceitos, respire fundo, pois ainda há mais!
Um ponto interessante aparece quando Deleuze e Guattari abordam a relação entre filosofia e sua utilidade prática. Eles não estão apenas aqui para soar inteligentes ou encher linguiça. Querem que seus conceitos sejam usados em contextos sociais, políticos e até na vida cotidiana. Ufa! Eles definitivamente não são do tipo que oferece um discurso maçante seguido de uma xícara de chá!
Ah, e como não poderia faltar, há um convite ao caos criativo! Eles propõem que a verdadeira filosofia surge quando o que é considerado "normal" não é mais suficiente. É como se eles nos dissessem: "Sim, suas crises existenciais podem ser o melhor ponto de partida para uma reflexão profunda!" Então, se você anda se perguntando se a vida faz sentido, talvez Deleuze e Guattari estejam te dizendo para aproveitar a confusão!
Por fim, se você achou que este resumo estava demasiadamente carregado de conceitos, não se preocupe! A intenção dos autores é exatamente essa: desafiar você a ir além das aparências, a questionar e a explorar a complexidade das ideias. Eles nos lembram que a filosofia é, em última instância, uma prática de liberdade e de criação contínua. E, claro, não podemos esquecer que discutir filosofia é sempre mais divertido em boa companhia - ou com um copo de vinho!
Agora, se você queria apenas saber o que é filosofia, quem diria que a resposta era tão cheia de reviravoltas e novos conceitos? Boa sorte tentando explicar tudo isso em uma conversa de bar!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.