Lei da Prisão Temporária (Com notas) - Lei nº 7.960 de 21/12/1989
Editora Metagaláxia dos Livros
RESENHA

A Lei da Prisão Temporária, formalizada pela Lei nº 7.960 de 21 de dezembro de 1989, é um marco na discussão sobre os direitos humanos e a crítica ao sistema penal brasileiro. Este pequeno, mas contundente material, editado pela Editora Metagaláxia dos Livros, apresenta não apenas a legislação em si, mas também notas e contexto que nos impulsionam a refletir sobre o que está em jogo quando se fala em restrições à liberdade.
A vida em sociedade nos força a lidar com dilemas éticos profundos. A lei, que permite a prisão antes do julgamento, advém de um contexto de luta contra a criminalidade e, ironicamente, abre um espaço para debates acirrados e desconfortáveis sobre segurança, justiça e direitos individuais. O que está em jogo, nesse cenário? A segurança pública ou os direitos fundamentais garantidos pela Constituição?
Os leitores fazem referência a esta obra como um guia direto e acessível, mas também manifestam um descontentamento em relação às implicações de se autorizar a prisão temporária. O que dizer do efeito colateral de haver um sistema que pode tolher a liberdade de um inocente? A tensão é palpável, e as opiniões sobre a lei variam do lamento à defesa acirrada da necessidade dela. Esta obra provoca uma combustão de sentimentos - você pode sentir a indignação e o anseio por justiça quase saltando das páginas!
Ao navegar pelas notas que acompanham a lei, o leitor é levado a questionar a eficácia das prisões temporárias e o impacto que isso causa na vida de tantas pessoas, criando um ecossistema de ansiedade e insegurança. Quantos inocentes já foram trancafiados por conta de um sistema que prima pela urgência em punir? O número é alarmante.
Historicamente, a criação da Lei da Prisão Temporária é vista como uma resposta à crescente onda de criminalidade no final da década de 1980. Ela surge em um momento em que os ecos de uma sociedade em transformação ainda ressoam. Contudo, tal medida acaba deixando um rastro de críticas, ao passo que muitos afirmam que, em nome da segurança, o Estado pode estar, na verdade, se tornando um opressor disfarçado. E isso é nada menos do que aterrorizante.
Num país onde as desigualdades sociais são gritantes, o conceito de "prisão temporária" faz você pensar sobre quem realmente paga o preço. Aqueles que têm menos poder aquisitivo são os mais afetados, solidificando um ciclo de injustiça que se repete como um mantra trágico na narrativa social brasileira.
A leitura é um convite não apenas à absorção de informação, mas também à reflexão crítica e à desconstrução de conceitos cristalizados. O que você pensou até aqui? Está disposto a questionar suas próprias crenças? Ao encerrar essa leitura, fica a pergunta: a lei serve ao cidadão ou é uma armadilha que pode engolir qualquer um, a qualquer momento?
Mergulhar na Lei da Prisão Temporária é um ato de coragem. Uma provocação para que você não apenas conheça a letra da lei, mas para que se atreva a pensar sobre a essência da justiça e da liberdade em nosso convívio. 🕊
📖 Lei da Prisão Temporária (Com notas) - Lei nº 7.960 de 21/12/1989
✍ by Editora Metagaláxia dos Livros
🧾 19 páginas
2021
#prisao #temporaria #com #notas #7960 #21121989 #editora #metagalaxia #livros #EditoraMetagalaxiadosLivros