O palindromista
Ricardo Cambraia
RESENHA

A mente humana é um labirinto de palíndromos, espelhos e reflexos que não param de girar. O palindromista, de Ricardo Cambraia, é uma dessas faixas quentes em um disco de vinil, onde o ritmo do enredo faz você dançar entre passado, presente e a intrincada tapeçaria do que é ser humano. Este livro te arremessa em um mundo onde as palavras têm mais do que um significado; elas possuem o poder de se reverter, de transformar e de, de alguma forma, refletir os dilemas eternos da existência.
Na construção desta obra, Cambraia não apenas joga com a forma das palavras, mas também com a fragilidade das relações humanas. Estamos diante de um personagem cujas emoções são palíndromas: nítidas à primeira vista, mas que se emaranham em uma profundidade angustiante conforme a narrativa avança. Aqui, cada virada da página revela camadas de tristeza, alegria, confusão e clareza em um jogo de esconde-esconde que deixará muitos leitores com a respiração suspensa. 🌀
A forma como Cambraia entrelaça a psique do protagonista com a construção das palavras é de um talento indiscutível, provocando segurança e inquietude nas mesmas dosagem. Você, leitor, vai sentir um frio na espinha ao perceber que os dilemas dele podem ser, de alguma forma, os seus. As críticas e comentários sobre a obra são variados, com opiniões que transitam de um elogio à genialidade do autor até uma reflexão sobre como a estrutura palindrômica pode, por vezes, confundir o leitor. No entanto, são justamente essas confusões que aguçam a mente e fazem o coração pulsar mais forte. 💓
E, claro, não podemos esquecer da abordagem metalinguística. O que significa para você ser um palindromista na própria vida? Quantas vezes você já se viu reavaliando suas escolhas, voltando atrás e, ao mesmo tempo, seguindo em frente? Um dos principais aspectos analisados por Cambraia é a nossa incessante busca por sentido em um mundo caótico. Isso instiga o leitor a se questionar: até onde você iria para entender quem realmente é?
"O palindromista" é uma obra que transcende a mera literatura de entretenimento; é um convite ao autoconhecimento. Você não vai apenas ler, mas se envolver em experiências que desafiarão sua visão de mundo. É uma reflexão sobre a repetição - em nossas vidas, em nossas histórias, nos erros e acertos. Um palíndromo emocional que faz você sentir que, muitas vezes, o caminho para a verdade está em revisitar a própria história, mesmo que isso cause dor.
Se você ainda não se permitiu mergulhar na obra de Cambraia, não perca tempo e deixe-se levar por essa travessia pelas ondas das emoções humanas. 🏄?♂️ É uma experiência que poderá deixar marcas indeléveis na sua alma, e quem sabe, se tornar um palíndromo em seu próprio ser.
📖 O palindromista
✍ by Ricardo Cambraia
🧾 179 páginas
2021
#palindromista #ricardo #cambraia #RicardoCambraia