Resumo de Gestão da emoção: Técnicas de coaching emocional...

Resumo de Gestão da emoção: Técnicas de coaching emocional para gerenciar a ansiedade, de Augusto Cury

Transforme sua relação com as emoções com o resumo de 'Gestão da Emoção' de Augusto Cury. Aprenda técnicas práticas para controlar a ansiedade e viver melhor.

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Gestão da emoção: Técnicas de coaching emocional para gerenciar a ansiedade, de Augusto Cury

Se você sempre achou que manter a calma em meio ao caos é uma habilidade digna de um Jedi, este livro do mestre Augusto Cury é o seu guia para não só se tornar um Jedi das emoções, mas talvez até um Yoda das habilidades de vida. Em "Gestão da emoção", nosso querido autor apresenta uma série de técnicas de coaching emocional que prometem deixar a ansiedade em seu devido lugar - bem longe de você!

Cury começa o livro explicando como a emoção é, sim, uma montanha-russa. Às vezes estamos lá em cima, com um sorriso de canto a canto, e outras estamos em queda livre, suando frio e gritando como se estivéssemos em um filme de terror. Ele dá a entender que, com as ferramentas certas, é possível administrar essa montanha-russa sem perder as calças. Ou, pelo menos, sem perder os cabelos.

Dentre as técnicas de coaching emocional, ele traz o conceito de pensamento positivo, que parece mais fácil do que parece, mas a gente sabe que não é bem assim. Cury propõe que é possível transformar nossos pensamentos negativos em positivos, como fazer uma mágica digna de Hogwarts, mas sem a parte da varinha. Ele sugere, entre outras coisas, o poder da gratidão e a importância de respirar fundo - sim, aquele truque clássico que todo mundo já ouviu falar, mas que, supostamente, muda vidas!

E claro, como não poderia faltar, ele fala sobre a inteligência emocional, que nada mais é do que ter a sabedoria de distinguir se a sua reação a uma situação é resultado de um estresse genuíno ou apenas da falta de café na sua veia. Cury, com suas metáforas e analogias, vai explicando a importância de entender as emoções como se estivéssemos montando um quebra-cabeça - onde a peça que não encaixa pode vir a ser uma explosão de raiva ou um ataque de riso. A escolha é sua!

Cury também mergulha no tema da ansiedade, algo que atualmente parece ser a companhia inseparável de muitos. Ele apresenta diversas estratégias para lidar com a ansiedade, como fazer planos, praticar meditação e, quem diria, até mesmo escrever um diário. Olha, se reclamar ajudasse, já seríamos todos mestres zen, mas o autor nos convoca a agir de forma mais proativa.

Para fechar a conta, Gestão da emoção é uma verdadeira jornada para aqueles que querem domar suas emoções e passar a ter um pouco mais de controle sobre suas vidas. Sem fórmulas mágicas, mas com bastante conteúdo prático. Prepare-se para fazer da sua mente um lugar mais gostoso de se viver, como se fosse um spa, em vez de um manicômio!

Resumindo a história: Augusto Cury nos dá as ferramentas para não deixar o estresse tomar conta e para fazer a montanha-russa emocional ser um pouco mais tranquila. E lembre-se, se você achar que a ansiedade está ganhando de você, é hora de chamar o Cury!

Ana Bia

Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.